Cão preto deitado do lado direito do sofá, olhando para frente, enquanto sua tutora está ao lado esquerdo lendo uma revista

O que aprendi com meus cães durante a pandemia

Blog

Por

4 lições valiosas que os animais de estimação podem nos ensinar nesse contexto atual

Meus três cachorros têm sido uma alegria nesses dias de confinamento em casa. Sim, tem muita bagunça e, às vezes, um pouco de estresse. Mas, ao mesmo tempo, temos muitos momentos de diversão, cumplicidade, carinho e muito aprendizado.

Não é de hoje que sabemos que os animais de estimação nos fazem bem física, mental e socialmente. Nesses tempos de isolamento social, em que tendemos a nos sentir mais angustiados, acho ainda mais importante reforçar esse poder que os animais têm.

Quero compartilhar com você 4 lições da convivência com os meus cachorros e espero que possam ajudar você também:

1. Mantenha uma rotina

Para ter uma vida saudável, o cachorro precisa de uma rotina que inclua alimentação e higiene adequadas, assim como uma boa dose de exercícios.

Então, faça como os cães e estabeleça uma rotina com suas tarefas diárias também (como estudo, trabalho, cuidados com a casa etc.).  Em pouco tempo você vai perceber que a rotina nos “empurra” a sermos mais eficientes.

2. Respeite seus sentimentos

Se hoje nos sentimos mais relaxados e otimistas, amanhã podemos estar mais preocupados, com receio de ficarmos doentes ou perdermos o emprego. Precisamos respeitar esse vaivém de emoções, tão comum no contexto que estamos vivendo.

Os cães também passam por essas mudanças de comportamento. Observe seu animal de estimação e perceba que, em alguns dias, ele está com energia para dar e vender; em outros, só quer tirar uma soneca no sofá – isso quando ele não intercala os dois estados de espírito algumas vezes ao longo do dia.

3. Valorize os bons momentos

Não podemos também deixar de agradecer pelos dias bons, o que, mais uma vez, podemos aprender com os cães.

Um exemplo aqui em casa: os passeios têm sido menos frequentes e, mesmo assim, quando saímos para uma volta rápida, meus cachorros expressam tanta gratidão que é como se fosse a melhor experiência de vida deles. 

4. Tenha foco e esteja mais presente

Talvez você já deve ter ouvido falar em mindfulness, uma técnica de meditação em que somos levados a estar completamente presentes no momento. Essa prática, dizem seus defensores, estimula a “atenção plena” e nos ajuda a ter mais concentração e a reduzir o estresse, entre outros benefícios.

Um dos meus melhores momentos do dia é prestar atenção aos meus cachorros quando estão entretidos em alguma atividade. Eles podem passar um bom tempo roendo um osso de brinquedo e, naquele momento, parece que nada mais importa.

Vai dizer que isso não é mindfulness?