Que calor! Como os animais se refrescam no verão

Publicado em* 21/12/2020 by Proteção Animal Mundial
no blog Mundo animal

Em dias quentes, é bom se refrescar com uma bebida gelada na sombra. Os animais também usam táticas semelhantes, passando algum tempo perto da água e longe do sol escaldante. Mas a mãe natureza também os preparou com outras formas de se refrescarem no calor...

Calor do cão

Dog at vaccination drive, Brazil - World Animal Protection

Quando fica quente, nós, humanos, baixamos a temperatura do nosso corpo com o suor - mas o mesmo não acontece com nossos amigos caninos. Apesar de conseguirem suar pelas almofadas das patas, isso nem sempre é suficiente. Então, os cães ofegam para perder calor corporal pela língua.

Modelito de verão

No verão, os ursos trocam sua espessa pelagem de inverno por pelos mais claros e longos, que protegem sua pele do sol. Os ursos resgatados em nosso santuário parceiro na Romênia adoram passar o verão na lagoa.

Sombra e água fresca

Is that animal wild or domesticated?

As cobras, como muitos outros répteis, não são capazes de regular a temperatura do corpo como nós, mamíferos, fazemos. Para vencer o calor, elas precisam se esconder nas rochas ou na copa das árvores.

Suando como um porco

Free range pig on farm in Brazil

Apesar dessa famosa expressão, os porcos têm pouquíssimas glândulas sudoríparas e precisam tomar banho para ser refrescar. Então, por que não um banho de lama? Além de esfriar o corpo, a lama serve como filtro solar, protegendo sua pele delicada.

Para abanar, orelhas!

Os elefantes usam suas grandes orelhas para fazer a troca de calor com o ambiente. Nos dias muito quentes, eles as agitam para aumentar o suprimento de sangue e baixar a temperatura corporal.

Sem perder a elegância

O frango é outra espécie animal que não consegue suar como os humanos. Do mesmo jeito orelhas dos elefantes, sua crista funciona como um radiador de calor, levando o sangue até sua superfície para resfriar o corpo.