Que calor! Como os animais se refrescam no verão

Publicado em* 21/12/2020 by Proteção Animal Mundial
no blog Mundo animal

Em dias quentes, é bom se refrescar com uma bebida gelada na sombra. Os animais também usam táticas semelhantes, passando algum tempo perto da água e longe do sol escaldante. Mas a mãe natureza também os preparou com outras formas de se refrescarem no calor...

Calor do cão

Dog at vaccination drive, Brazil - World Animal Protection

Quando fica quente, nós, humanos, baixamos a temperatura do nosso corpo com o suor - mas o mesmo não acontece com nossos amigos caninos. Apesar de conseguirem suar pelas almofadas das patas, isso nem sempre é suficiente. Então, os cães ofegam para perder calor corporal pela língua.

Modelito de verão

No verão, os ursos trocam sua espessa pelagem de inverno por pelos mais claros e longos, que protegem sua pele do sol. Os ursos resgatados em nosso santuário parceiro na Romênia adoram passar o verão na lagoa.

Sombra e água fresca

Is that animal wild or domesticated?

As cobras, como muitos outros répteis, não são capazes de regular a temperatura do corpo como nós, mamíferos, fazemos. Para vencer o calor, elas precisam se esconder nas rochas ou na copa das árvores.

Suando como um porco

Apesar dessa famosa expressão, os porcos têm pouquíssimas glândulas sudoríparas e precisam tomar banho para ser refrescar. Então, por que não um banho de lama? Além de esfriar o corpo, a lama serve como filtro solar, protegendo sua pele delicada.

Para abanar, orelhas!

Os elefantes usam suas grandes orelhas para fazer a troca de calor com o ambiente. Nos dias muito quentes, eles as agitam para aumentar o suprimento de sangue e baixar a temperatura corporal.

Sem perder a elegância

O frango é outra espécie animal que não consegue suar como os humanos. Do mesmo jeito orelhas dos elefantes, sua crista funciona como um radiador de calor, levando o sangue até sua superfície para resfriar o corpo.