ปางช้าง Elephant Peace Project

Senciência animal - Elefantes

Blog

Por

Os elefantes têm personalidades únicas e são seres sencientes, capazes de sentir emoções positivas e negativas.

Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.

Já a consciência se relaciona com as maneiras que os animais recebem informações por meio de seus sentidos, como eles as processam, retêm e decidem agir sobre elas. Ou seja, a consciência é sobre como os animais pensam.

Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que os elefantes, além de magníficos, são capazes de sentir.

Cada elefante vive o luto de forma diferente

Cada elefante responde de uma forma diferente à perda de um indivíduo - alguns membros da manada apresentam mudanças comportamentais e de personalidade significativas que podem indicar suas diferentes experiências de luto.¹

via GIPHY

Elefantes adoram brincar

Os adultos tendem a brincar com o ambiente, aproximando-se, perseguindo e vocalizando espécies não ameaçadoras. Os elefantes também se envolvem em brincadeiras táteis, como jogar água ou lama sobre si mesmos ou sobre outros, rolar e brincar na água.

Já os filhotes e elefantes jovens gostam de se envolver em brincadeiras calmas com elefantes mais velhos que mostram comportamentos submissos. Os jovens elefantes podem escalar, encostar, se esfregar ou até mesmo entrelaçar suas trombas com eles.

via GIPHY

Os jovens também gostam de brincar com objetos, como explorar objetos com a tromba, a boca, as presas e os pés.²

Elefantes são ótimos na comunicação

Apesar disso, muitas vezes o significado de seus sinais visuais e do comportamento depende do contexto.

Cada indivíduo da manada deve entender o contexto da mensagem e estar ciente das intenções, emoções, desejos e necessidades do outro elefante para poder interpretar sua mensagem.

Isso é conhecido como a "teoria da mente" e é uma habilidade rara no reino animal.³

via GIPHY

Seres empáticos

Os elefantes acham o bocejo contagioso - a maioria dos indivíduos boceja em resposta ao ver outro elefante bocejando e até mesmo quando vê uma pessoa bocejando. O bocejo contagioso só foi observado em algumas espécies e está associado à empatia.⁴

via GIPHY

Os elefantes formam fortes laços com outros da espécie

Eles, inclusive, preferem descansar juntos. Se tiverem outro elefante descansando por perto, eles tendem a descansar por mais tempo - a menos que seja um elefante jovem inquieto, pois eles tendem a perturbar o sono de todos! 

via GIPHY

Referências:

1. Rutherford, L., & Murray, L. E. (2021). Personalidade e mudanças comportamentais em elefantes asiáticos (Elephas maximus) após a morte de membros da manada. Zoologia Integrativa, 16(2), 170-188.

2. Palmer, E.P. (2018). O comportamento de jogo varia de acordo com a classe de idade em elefantes africanos selvagens (Loxodonta africana). Artigos e Publicações: Revista Interdisciplinar de Pesquisa de Graduação, 7(1), 3.

3. Kiley-Worthington, M. (2019). Comunicação em uma pequena manada de elefantes semidomésticos outra interpretação de sua organização social, contrato social e visão de mundo. Anim. Res. Veterinario. Ciência, 3, 012.

4. Rossman, Z.T., et ai. (2020). Bocejo contagioso em elefantes africanos (Loxodonta africana): respostas a outros elefantes e humanos familiares. Frontiers in Veterinary Science, 7, 252.

5. Finch, K., et ai. (2021). Insights sobre a atividade de elefantes asiáticos abrigados em zoológicos (Elephas maximus) durante períodos de equipe limitada e presença de visitantes, com foco no comportamento de descanso. Journal of Zoological and Botanical Gardens, 2(1), 101-114.

Saiba mais