Two wild dolphins jumping out of the water

Senciência animal - Golfinhos

Blog

Por

Conheça um pouco mais sobre estes ótimos comunicadores e protetores dos oceanos.

Que os golfinhos são animais inteligentíssimos, não é novidade para ninguém, né? Mas e que eles são seres sencientes, você sabia?

Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.

Já a consciência se relaciona com as maneiras que os animais recebem informações por meio de seus sentidos, como eles as processam, retêm e decidem agir sobre elas. Ou seja, a consciência é sobre como os animais pensam.

Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que os golfinhos são sim capazes de sentir.

Os golfinhos comunicam suas emoções através de várias posturas corporais

Se estiver se sentindo frustrado, irritado ou agressivo, um golfinho pode bater a cauda, a cabeça e a parte inferior do corpo contra a água, enquanto torce o corpo em forma de S.¹

Agora, se um golfinho estiver feliz, ele pode esfregar sua área peitoral em superfícies ou outros golfinhos, além de nadar lentamente e de forma síncrona com outros da espécie. Isso porque eles tendem a nadar socialmente (próxima e em sincronia) quando estão se sentindo positivos.¹

via GIPHY

Esguicho da vitória

Os golfinhos emitem um "esguicho da vitória" quando capturam suas presas - o que é considerado uma expressão de prazer.¹ 

via GIPHY

Golfinhos-de-bico-branco ajudaram humanos a cuidar de toninhas-comuns

Isso foi observado em um centro de reabilitação. Em um exemplo, um golfinho cooperou espontaneamente com humanos para levar uma toninha para uma área de tratamento veterinário e alimentação. Em outro, dois golfinhos mostraram um comportamento altruísta ao ajudar as toninhas recém-chegadas a nadar.²

via GIPHY

Cada golfinho tem um assobio único como assinatura

Além disso, eles também podem comunicar como está seu estado emocional por meio de assobios.³

via GIPHY

Referências

1. Delfour, F., & Charles, A. (2021). Compreensão e avaliação das emoções em mamíferos marinhos sob cuidados profissionais. Revista Internacional de Psicologia Comparada, 34.

2. Kastelein, R.A., et ai. (2022). Golfinhos-de-bico-branco (Lagenorhynchus albirostris) Cooperando com os humanos e mostrando altruísmo em relação aos botos (Phocoena phocoena). Mamíferos Aquáticos, 48(1).

3. Fearey, J., et ai. (2019). Identificação de potenciais assobios de assinatura de golfinhos comuns de vida livre (Delphinus delphis) na África do Sul. Animal Cognition, 22(5), 777-789.