Cervo-do-Pantanal livre, na natureza, no meio de grama e área verde

Sustentabilidade, proteção e bem-estar animal: entenda o que uma coisa tem a ver com a outra

Blog

Por

Nosso novo relatório aponta as as conexões entre os programas da Proteção Animal Mundial e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com resultados animadores, nosso mais novo relatório “Bem-estar Animal: Contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável” estudou as conexões existentes entre os programas da Proteção Animal Mundial, nas áreas de animais de silvestres e de animais de fazenda, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável* idealizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a comunidade internacional.

Nosso relatório revelou como a preocupação com o bem-estar animal deve ser vista com a mesma relevância que os enfoques em meio ambiente. Essa conclusão decorre do potencial que o tema possui para ajudar no sucesso do alcance dos ODS dentro do prazo estabelecido, que é até 2030.  

O estudo apurou que, no caso das campanhas da Proteção Animal Mundial, estas contribuições alcançam pelo menos nove dos 17 ODS existentes. Em relação a alguns destes objetivos – cinco deles – os aportes são especialmente significativos na medida em que são comuns e simultâneos às campanhas de animais silvestres e de fazenda. 

Material de consulta e referência 

Mesmo que você não tenha um interesse específico na discussão sobre os ODS da ONU, que é realmente bastante ampla, recomendamos a leitura de outros capítulos da nossa nova publicação. Isso porque, para além das conclusões destacadas, o relatório é um excelente guia para entender como o desenvolvimento sustentável e a proteção animal caminham juntos desde o surgimento das primeiras noções, e seguem se relacionando em vários diferentes aspectos.  

O documento mostra, por exemplo, a evolução da pauta ambiental ampla no contexto das relações internacionais, incluindo sua inserção em conferências e acordos multilaterais, bem como a conjugação com enfoques econômicos e sociais de combate à fome, à pobreza e às mudanças climáticas.  

Também explica o desenvolvimento dos conceitos de proteção e bem-estar animal, apresenta os principais stakeholders no país e no mundo e sumariza os marcos mais importantes de legislação do tema no Brasil.  

Bem-estar como eixo de sustentabilidade 

Para entender toda essa conversa, uma diferenciação apresentada no relatório – e que não é muito familiar para as pessoas em geral – é a que existe entre proteção animal e bem-estar animal. 

Enquanto o conceito de proteção animal reflete esforços de preservação de espécies como um todo, em particular as ameaçadas de extinção, o de bem-estar surge como uma evolução que leva o foco de preocupação a cada indivíduo

Isso decorre de avanços científicos e do aprofundamento de debates éticos desde meados do século passado. Contempla o entendimento de que animais são seres com capacidade de sentir emoções positivas e negativas, como alegria, dor, medo e estresse. Ou seja: os animais podem ter uma vida melhor e mais digna ao poder exercer os comportamentos que lhes são naturais

Tal distinção está refletida na postura da Proteção Animal Mundial em relação aos ODS e à sustentabilidade de forma geral. Subvertendo a lógica predominante, em nossa visão acreditamos que o bem-estar animal deve ser um caminho, e não um resultado a ser esperado a partir de outras iniciativas.  

Deve ser por isso uma preocupação de partida a ser agregada nos planos estratégicos dos variados atores, tal como ocorre em relação à preservação ambiental, que já possui status consolidado e bastante notoriedade no campo da sustentabilidade, sendo frequentemente incluída, por exemplo, em políticas corporativas ASG (Ambiental, Social & Governança). 

*Os ODS são uma série de 17 eixos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e a assegurar a prosperidade coletiva.