Sangui dentro de uma gaiola, com um dos braço pra fora, segurando o dedo de uma pesoa

4 motivos para não ter um sagui como animal de estimação

Blog

Por

Quando criado em ambiente doméstico, o sagui pode sofrer estresse crônico

Com seu jeito brincalhão, o sagui é um pequeno macaco que encanta adultos e crianças – não por acaso, muita gente decide criá-lo como animal de estimação. Para se ter uma ideia, em uma única apreensão do tráfico, mais de 50 filhotes de sagui que seriam comercializados como animais de estimação foram resgatados

Mas criar um macaco não é algo simples (e nem recomendado).

Para começo de conversa, o sagui é um animal silvestre e não é adaptado ao ambiente doméstico, diferentemente do gato e do cachorro, que evoluíram por séculos até estarem aptos a viver com os humanos. Ou seja, por mais dedicado que o tutor seja, o macaco nunca terá todas as suas necessidades plenamente atendidas no quintal de uma casa.

Veja 4 motivos para não ter um sagui de estimação:

1. Ele precisa de seus companheiros de espécie

Os saguis têm uma alta capacidade cognitiva e precisa de outros da sua espécie por perto para aprender com eles. Por isso eles vivem em bando e se beneficiam do contato com seus pares o que, obviamente, não acontece em ambiente doméstico, onde ele tem companhia apenas de humanos por algumas horas.

Sagui comendo um inseto, em cima de um galho de árvore

Saguis precisam conviver em bando para aprender com outros da sua espécie. (Foto: Luiz M. Rocha/VisualHunt)

Você já deve ter visto um macaco pegando uma vassoura para varrer o chão, por exemplo. Esse é um hábito que ele aprende por imitação e que, mais do que uma “macaquice” engraçada, é um comportamento estereotipado (algo que não aconteceria na natureza).

2. Saguis se tornam agressivos na vida adulta

Por mais amistoso que seja, quando o macaco atinge a maturidade sexual (por volta dos dois anos de idade), ele fica mais agressivo, principalmente se for macho. Isso acontece por causa de sua necessidade de manter a hierarquia no bando.

Ao viver longe do seu habitat natural e não ter todas as suas necessidades atendidas, o animal acaba vivendo estressado – o que pode deixá-lo ainda mais agressivoCriado como animal de estimação, ele ainda direciona esse comportamento aos humanos, com mordidas e agressões.

3. Macacos podem transmitir doenças como a raiva

Dentre as doenças que o sagui pode ter e transmitir estão a raiva, verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia, por exemplo. 

Quando vivem estressados, eles ficam ainda mais vulneráveis a contrair e transmitir doenças aos humanos incluindo enfermidades que o animal não encontraria na natureza.

Além disso, o sagui pode trazer doenças que estão presentes apenas na natureza para centros urbanos.

4. Saguis comem muito e têm uma alimentação variada

Ao contrário do que muita gente pensa, os saguis não comem apenas bananas e frutas. Na verdade, se o animal comer apenas frutas pode acabar desnutrido.

Sagui comendo um inseto, em cima de um galho de árvore

Além de comer muito, o sagui precisa ter uma alimentação variada. (Foto: Bart vanDorp/VisualHunt)

Isso porque o macaco é um animal onívoro e de metabolismo rápido, que come muito e na natureza também consome insetos e grãos.

Saguis são animais silvestres

Dito isso, você quer ver um macaco feliz fazendo “macaquice”? Então observe-o na natureza, filme e tire fotos (de longe!).

Ele é um animal silvestre e deve permanecer em seu habitat natural. Nunca compre um silvestre para ser animal de estimação.