factory-farmed chickens

8 fatos que você precisa saber sobre os frangos criados no sistema industrial intensivo

Blog

Por

Separamos algumas curiosidades sobre a produção em massa de frangos de corte que você, enquanto consumidor, deve saber.

Nos últimos anos, os consumidores têm exigido produtos alimentícios com altos níveis de bem-estar. Isso fez com que grandes empresas se comprometessem a melhorar a vida dos animais, como fornecer ovos livres de gaiola, por exemplo. Mas a realidade dos frangos de corte permanece oculta, com a maioria das pessoas não sabendo de onde vem a carne que chega em seu prato.

Por isso, separamos 8 fatos sobre os frangos criados pela pecuária industrial intensiva.

1. 60 bilhões de frangos são criados, anualmente, em todo o mundo para serem vendidos por sua carne

40 bilhões desses animais são criados em galpões lotados e são mantidos em condições cruéis que podem causar aos frangos problemas cardíacos, de pele, pulmões e ossos, além de imenso estresse.

2. O frango é uma das carnes mais populares do mundo

Entre 1996 e 2016, a demanda pela carne de frango cresceu 22% dos Estados Unidos, 38% na União Europeia, 89% na China e 183% na Índia. Segundo um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), em 2022 o consumo de carne de frango no Brasil deverá chegar a 10,54 milhões de toneladas, representando 51% do consumo total de carnes no país. Durante o ano de 2020 o consumo foi de 45,1 quilos de carne de frango por brasileiro.

3. Um frango criado no sistema industrial intensivo vive, em média, apenas 42 dias

Por outro lado, a expectativa de vida natural de um frango é de 5 a 10 anos. Devido ao crescimento acelerado - para maximizar a produção -, eles podem parecer totalmente crescidos mas ainda são apenas bebês quando são abatidos. Em sistemas com altos níveis de bem-estar animal, eles seriam abatidos com mais de 60 dias.

4. Frangos criados neste sistema ganham mais de 49 gramas por dia

Por acontecer de forma não natural, seus sistemas imunológicos, órgãos e pernas não conseguem acompanhar esse ganho de peso acelerado, levando a uma série de doenças físicas que prejudicam seu bem-estar. E tem mais: algumas raças específicas de frango são criadas apenas para carne - eles são geneticamente selecionados por sua capacidade de atingir "o peso do abate" o mais rápido possível.

5. Cerca de 2.000 frangos de corte são abatidos a cada segundo em todo o mundo

Com taxas de produção tão rápidas, as fazendas industriais intensivas se concentram em aumentar os lucros ao invés de se preocupar em melhorar o bem-estar dos animais.

6. Quando estão prontos para o abate, muitos frangos vivem em um espaço menor que uma folha A4

Esse modo de vida superlotado é totalmente contrário ao habitat natural dos frangos, que têm liberdade para se movimentar e expressar comportamentos naturais. Como o banho de poeira, que nada mais é do que quando o frango cava um buraco raso para pular e se cobrir de poeira seca e suja. Este banho é um comportamento natural essencial para eles, pois mantém as penas dos frangos em boas condições e remove os parasitas. 

Entretanto, frangos criados pela pecuária industrial intensiva são comumente impedidos de fazer isso e de realizar outros comportamentos vitais, como bicar, ciscar e empoleirar.

7. Sete em cada dez (71%) consumidores admitem que, ao comprar frango em fast food, nunca perguntam de onde ele vem

Como a demanda pro carne de frango continua aumentando, acreditamos que os consumidores não devem mais ser mantidos em completo desconhecimento sobre como estes animais são criados pela pecuária industrial intensiva.

A pesquisa realizada pela Proteção Animal Mundial, com 12.000 pessoas em todo o mundo, mostra que, embora as pessoas se preocupem com o que comem, poucas sabem de onde vem a carne que chega ao seu prato.

8. Frangos não recebem hormônios - mas sim antibióticos

O mito do uso de hormônios na criação de frangos se perpetua no Brasil pois é impossível acreditar na velocidade de crescimento dos frangos atualmente. Mas a verdade é que, além da seleção genética, pequenas doses de antibióticos são fornecidas diariamente como promotores de crescimento para que os animais cresçam o mais rápido possível. Infelizmente, essa prática potencializa outro grande problema: a perpetuação de bactérias resistentes.

O que você realmente sabe sobre o frango que chega ao seu prato? Assista ao vídeo e descubra:

Por trás da carne mais favorita do mundo está um custo inaceitável de sofrimento que aumenta à medida que a demanda global por frango cresce.