Happy pig

Animais fantásticos: porcos

Blog

Por

Você sabia que porcos são incrivelmente inteligentes, gostam de brincar e conseguem reconhecer pessoas? Se você precisa de mais razões para se apaixonar por eles, aqui vão algumas delas

Selvagens e domesticados

Embora a maioria dos porcos que habitam o mundo hoje seja mantida em fazendas, esses animais também são encontrados na natureza. Porcos selvagens normalmente vivem em pastagens, pântanos, florestas tropicais e temperadas, savanas e matagais. Eles ajudam a gerenciar nossos ecossistemas e a preservar a biodiversidade, cavando e revirando o solo, o que ajuda a espalhar sementes. Suas fezes também ajudam a distribuir as sementes das plantas que eles comem.

Atualmente, existem dez espécies de porcos selvagens, incluindo javalis e porcos pigmeus, e cerca de 80 raças de porcos domesticados, mas todos os porcos têm necessidades básicas e comportamentos semelhantes.

Grande e pequeno

O maior porco selvagem é o porco-gigante-da-floresta, encontrado em mais de uma dúzia de países africanos. Ele pode medir até 2,1 metros de comprimento e 1,1 metro de altura. O menor é o porco-pigmeu, que tem apenas 55 a 71 centímetros de comprimento e 25 centímetros de altura.

Os porcos criados para alimentação humana são muito maiores em comparação ao delicado porco-pigmeu. Isso porque eles foram criados de forma muito seletiva ao longo do tempo para produzir o máximo de carne possível. O comprimento de um porco doméstico de criação varia de 0,9 a 1,8 m metro e eles podem pesar entre 50 e 350 kg.

Apesar de seus tamanhos grandes, os porcos não são animais lentos. Os porcos domesticados podem correr até 17,7 quilômetros por horas e seus primos selvagens mais leves, até 24 quilômetros por hora.

Raízes antigas

A maioria dos porcos criados para alimentação humana é parente de javalis e do porco Sulawesi, que acredita-se ter sido domesticado pela primeira vez na China e no Oriente Médio entre 9.000 e12.000 anos atrás.

Mas suas raízes são muito mais antigas do que isso. Os porcos descendem de uma criatura herbívora do tamanho de um coelho - o Diacodexis. Há cerca de 50 milhões de anos, esses animais eram comuns em toda a Europa, Ásia e América do Norte.

Filhote de porco explorando o ambiente - World Animal Protection

Representação do Diacodexis, um pequeno mamífero herbívoro que viveu na América do Norte e na Ásia há cerca de 50 milhões de anos. Ilustração de Heinrich Harder.

Felizes juntos

Os porcos são animais muito sociais e sensíveis e formam laços profundos. Eles gostam mais de viver em grupos e são animais muito pacíficos naturalmente. Quando deixados sozinhos, juntam-se e dormem na sua posição preferida: focinho com focinho. Como as pessoas, geralmente dormem cerca de oito horas por dia, e os cientistas acreditam que eles também sonham.

Eles também são ótimos comunicadores e usam um conjunto de mais de 20 sons diferentes. Pesquisadores notaram comunicações de avisos, saudações e até de fome. Porcos são falantes barulhentos. Seus guinchos ou gritos de dor ou angústia podem chegar a até 115 decibéis - mais alto do que o som de um jato supersônico.

Mães dedicadas e protetoras

Dependendo da espécie, as porcas estão prontas para ter bebês a partir dos 3 a 12 meses de idade e, normalmente, a gestação dura por volta de 112 a 120 dias.

Todas as porcas mães gostam de construir ninhos materiais naturais como palha, grama, galhos e folhas, para proteger seus bebês; elas podem caminhar por até nove quilômetros para encontrar um local adequado para fazer seus ninhos.

As porcas mães em sistemas industriais são criadas para ter muitos leitões - às vezes até 20 por ninhada. Porcos selvagens e javalis geralmente têm entre seis e14 filhotes.

Relacionamentos especiais

As porcas mães e seus bebês têm laços estreitos. Eles normalmente ficam juntos no ninho por dez dias e os leitões são amamentados por suas mães até pararem gradualmente entre três e quatro meses de idade. Os porcos criados em sistemas industriais são desmamados abruptamente, muitas vezes por volta dos 18 a 21 dias de vida.

Uma mãe porca chama seus leitões na hora de mamar, fala com eles por meio de grunhidos e guinchos e "canta" para eles enquanto amamentam. Os pesquisadores descobriram que os leitões são capazes de reconhecer a voz da mãe com apenas 36 horas de vida.

Filhote de porco explorando o ambiente - World Animal Protection

Os porcos adoram explorar o ambiente, fuçando e cavando na terra.

Limpos e organizados

Todos os porcos adoram chafurdar na lama e na água sempre que podem. Isso os ajuda a regular a temperatura do corpo porque não conseguem transpirar. A lama também oferece proteção natural contra o sol. Sua atração pela lama criou o equívoco de que os porcos são animais sujos, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Estar limpo é muito importante para os porcos. Se tiverem espaço e liberdade suficientes, os porcos nunca irão defecar perto de suas áreas de chafurdar, dormir ou comer, e até mesmo os leitões recém-nascidos vão ao banheiro longe do ninho.

Super inteligentes

A inteligência dos porcos e suas ótimas memórias estão bem documentadas. Pesquisadores da Penn State University, nos Estados Unidos, colocaram uma bola, um frisbee e um haltere na frente de vários porcos e os ensinaram a pular, sentar-se ao lado ou pegar qualquer um dos objetos quando solicitado. Os porcos podiam distinguir entre os objetos três anos depois da experiência.

Em outro estudo, cientistas da Universidade de Illinois descobriram que os porcos aprendiam por tentativa e erro como ligar o aquecimento em um estábulo frio. Eles também desligavam quando estava muito quente.

Além disso, os pesquisadores descobriram que os porcos podem reconhecer e lembrar de pessoas e de até 30 outros porcos diferentes.

Movendo o mundo pelos porcos

Existem cerca de um bilhão de porcos criados para produção de carne em todo o mundo. A maioria é mantida em péssimas condições em sistemas industriais - condições que não permitem que se comportem de forma natural e que não respeitam sua sensibilidade.

As porcas mães são mantidas em gaiolas tão estreitas que nem conseguem se virar. Os leitões são submetidos a procedimentos dolorosos, como corte de dentes, castração e corte da cauda, ​​e são retirados à força das mães com frequência por volta dos 18 dias de vida.

Veja como você pode ajudar a mudar essa realidade.