Elephants roam inside the park at Happy Elephant Valley - now ChangChill. Credit: Thomas Cristofoletti / World Animal Protection

Como nossa equipe de relações institucionais está mudando o mundo pelos animais

Blog

Por

Ao influenciar governos, leis e políticas públicas, nossos especialistas estão colocando o bem-estar animal na agenda global. Saiba como eles fazem esse trabalho desafiador

1. Encontrar um ponto de entrada

Para fazer grandes mudanças pelos animais, nossa equipe de relações institucionais precisa analisar quem é influente na questão - tanto a favor quanto contra. Precisamos, então, estreitar ou estabelecer relações com essas pessoas no momento certo. Para que isso funcione, garantimos que temos argumentos persuasivos, que se apoiam em evidências e conhecimentos técnicos. 

Encontrar "pontos de entrada" significa aproveitar uma oportunidade quando ela surge ou trazer um problema à discussão. Ao fazer isso, podemos mostrar e convencer uma pessoa influente sobre o porquê ela deveria se preocupar em ajudar os animais e como isso será benéfico para seu país, empresa ou organização. Isso é determinante para termos sucesso.

Nossa equipe de relações institucionais sempre se pergunta: "Como podemos colocar os animais no debate em uma questão política ou comercial e no processo sobre o qual estamos falando?".

Wild young capuchin monkeys - Mauricio Forlani/ World Animal Protection Brazil

Macacos-prego na natureza - Maurício Forlani/Proteção Animal Mundial.

2. Construir relacionamentos

Relacionamentos fortes e respeitosos são uma parte crucial do processo. Eles são construídos ao longo do tempo, de forma tática e eficaz. Procuramos construir relacionamentos com pessoas que tenham interesse na causa que defendemos - o bem-estar animal - e alguma influência sobre ela. Manter esses relacionamentos nos possibilita ajudar os animais a longo prazo. 

Por exemplo: é nessa parte do trabalho que explicamos a um político como uma determinada situação leva a circunstâncias terríveis para os animais, quais são as consequências de baixos níveis de bem-estar animal e por que é importante mudar isso. Então, nossa equipe apresenta quais são as recomendações, baseadas em pesquisas e evidências, de como a situação pode ser melhorada ou como encontrar uma solução.

3. Mudar percepções

O próximo objetivo de nossos especialistas é mostrar aos líderes e políticos que melhorar o bem-estar animal resolve outros problemas. Essa não é uma tarefa fácil. Ao contrário de nós, muitos políticos, embaixadores, líderes globais e empresários não têm o bem-estar animal como prioridade em suas agendas. Eles, inclusive, podem ver os animais apenas como produtos e não estar cientes de seu sofrimento. 

No entanto, uma vez que acreditam que o bem-estar animal é parte da solução e não um problema, eles veem a proteção dos animais por uma perspectiva diferente. Muitas vezes, querem trabalhar em soluções que protejam os animais e também as pessoas com o nosso apoio.

Nossos especialistas em relações institucionais analisam com calma e inteligência as necessidades e agendas das pessoas que queremos influenciar - os tomadores de decisão - e apresentam como o bem-estar animal pode ajudar seus negócios, organizações ou países. 

Seus métodos valem à pena. Graças a eles, a proteção de animais de fazenda em situações de desastres acaba de se tornar parte da estratégia de redução do risco de desastres da ONU, na qual todos os países do mundo precisarão incluir em seus planos. 

Também destacamos como proteger os cães contra a Raiva e gerenciar o manejo de suas populações de maneira humanitária é a forma mais barata e eficaz para proteger a saúde das pessoas. Milhões de animais agora serão protegidos pelo ação ONU de focar na vacinação de cães em vez de matá-los. Isso salvará 60.000 vidas humanas todos os anos.

Kelly Dent - directer of external engagement, outside the UN in Geneva

Kelly Dent, diretora de engajamento externo da Proteção Animal Mundial, em frente ao prédio da ONU, em Genebra, Suíça.

4. Estar presente

No mundo das relações institucionais, pode-se levar um tempo para que as mudanças revolucionárias aconteçam. Isso porque empresas e governos têm muitas camadas e diferentes sistemas de aprovação até que as coisas se concretizem - ou, talvez, ainda não seja o momento certo para o problema que estamos abordando. 

Por conta de nosso status de organização respeitada, experiente e especializada, somos a única entidade internacional de bem-estar animal com status consultivo na ONU. Isso significa que podemos participar de reuniões importantes e que nosso ponto de vista é altamente valorizado.

Muito do nosso trabalho depende de estarmos presentes. Nossos especialistas garantem que estejamos em todas as reuniões importantes e nos representam nesses momentos.

5. Encontrar lideranças

Países líderes são importantes no avanço do processo político, que muitas vezes acontece por meio de órgãos regionais como a ONU ou o G20.  Nem sempre precisam ser grandes nações, como os Estados Unidos, Rússia e China, para fazer uma diferença poderosa para os animais.

Os países menores com os quais desenvolvemos relacionamentos podem ser muito influentes e importantes aliados. Ao fazer declarações e pronunciamentos em reuniões relevantes, eles podem apresentar novas ideais e soluções, além de incentivar outros países a nos ouvir e a agir.

Pedimos o fim do comércio global de animais silvestres

Ao apoiar nosso trabalho de relações institucionais, você ajuda a proteger bilhões de animais. 

Nos próximos meses, precisaremos de seu apoio mais do que nunca para conseguimos uma proibição global do comércio de animais silvestres

O surto da pandemia do novo coronavírus está colocando em destaque como as pessoas tratam a vida selvagem, cruelmente explorada para ganho comercial. Essa exploração tem um alto custo não apenas para os animais, mas também para a saúde das pessoas e do nosso planeta.

Comece já assinando nossa petição para os líderes mundiais: