cachorro preto brincando com garrafa pet com petiscos dentro

Como gastar a energia dos cães dentro de casa durante o isolamento social

Blog

Por

Eles também ficam entediados e precisam de atividades mentais e físicas

Assim como nós, os cães estão passando por uma mudança drástica de rotina nesse momento em que o isolamento social é extremamente importante para contermos o avanço do novo coronavírus. 

Eles podem ficar entediados com a falta de passeios ao ar livre ou estressados pelo fato de ter mais gente dentro de casa. Então, que tal um pouco de diversão em família para mantê-los ativos e felizes? Aqui em casa, estamos mantendo nossos três cães felizes com atividades bem simples e brinquedos feitos com materiais recicláveis que todo mundo tem em casa – como garrafas PET.

Separei 5 delas para compartilhar com você:

1. Esconde-esconde de petiscos

Essa boa e tradicional brincadeira é a minha preferida porque é um desafio mental que mantém os cães muito entretidos.

Pegue alguns petiscos ou um pouco de ração seca e os coloque em uma toalha, camiseta ou pano dobrado. Deixe que seu cão veja você fazendo isso. Esconda a peça em algum lugar da casa que seja acessível a ele e, em seguida, peça para ele a procure. Se você fizer essa brincadeira algumas vezes ao dia, lembre-se de diminuir um pouco a porção diária de comida para evitar a superalimentação e sobrepeso.

Você também pode utilizar petiscos para brincar de jogo de adivinhação com seu cachorro, como neste vídeo: 

2. Brinquedo de garrafa PET com petisco

Uma garrafa PET e um pouco de ração ou petisco é diversão garantida por horas! Pegue uma garrafa PET, lave-a bem e deixe secar. Em seguida, faça um ou mais furos (mas não exagere) do tamanho suficiente para que o petisco ou ração passe por ele.

Importante: sempre supervisione essa brincadeira. Alguns cães podem se empolgar e destruir a garrafa, o que pode ser um risco. Se esse é o caso do seu cachorro, você pode substituir a garrafa por um material mais resistente, como um cano de PVC.

Veja aqui um passo-a-passo:

3. Treinamento de comandos e truques

Os cães de todas as idades adoram aprender coisas novas. 

Você pode fazer isso com a ajuda de petiscos ou outro tipo de recompensa. Para que ele se sente, por exemplo, faça um gesto, como tocar em sua cabeça, enquanto diz para ele se sentar. Sempre que ele acertar, ofereça uma recompensa rapidamente para que ele não fique confuso e entenda por que está ganhando um presentinho.

É muito importante que o treinamento seja sempre algo divertido para ele e para você. Nunca o repreenda se errar ou não obedecer ao comando.

Veja algumas dicas do Dr. Pet (Alexandre Rossi) para ensinar comandos:

4. Pega-pega com brinquedos

Com a restrição dos passeios, os cães podem ficar menos ativos e isso não é bom para sua saúde mental e física. Separe alguns minutos do dia para se exercitar com ele dentro de casa, mesmo que seu espaço seja pequeno.

Com seu brinquedo preferido ou um novo, faça com que ele siga você pela casa, correndo ou caminhando. Não faça essa brincadeira em locais onde o piso é escorregadio para não causar acidentes.

É importante ter cuidado redobrado com cães idosos ou com problemas de saúde. Consulte sempre seu médico veterinário antes de realizar atividades físicas com eles.

Confira aqui alguns brinquedos que você pode utilizar.

5. Massagem relaxante

Massagear seu cão também é uma terapia para você. Acariciar animais de estimação provoca a liberação do hormônio oxitocina (em você e nele), fazendo com a que a pressão arterial e os níveis de estresse baixem, deixando ambos mais relaxados e felizes.

Em geral, os cachorros preferem carinhos no peito, ombros e na base da cauda. Alguns também ficam bastante felizes com massagens na base do pescoço ou entre as orelhas. A maioria dos cães não se sente confortável com toques em suas pernas, patas ou barrigas, então só faça isso se tiver certeza de que seu cachorro gosta.

Cães menores podem precisar de uma massagem com pouca pressão e os cães maiores podem gostar de um toque mais forte. 

Se seu cachorro não quiser a massagem, não restrinja seu movimento nem o segure, pois isso pode deixá-lo com medo ou ansioso.

Além dessas atividades, existem muitas outras que você pode fazer com seu cão dentro de casa. Uma dica que sempre dou para as pessoas é aproveitar o tempo livre para buscar na internet por tutoriais de como fazer brinquedos para animais estimação – eu adoro!

E não se esqueça: nesse momento tão desafiante para o planeta, os cães precisam do nosso amor mais do que nunca. Mantenha seu cachorro saudável e protegido em casa e desfrute do amor incondicional que ele tem para te oferecer.

Ah! E SEMPRE lave suas mãos antes e depois de interagir com cães e seus brinquedos.