A ground Pangolin at Madikwe Game Reserve in South Africa. Photo: David Brossard

Animais fantásticos: descubra 5 fatos sobre os pangolins

Blog

Por

Conheça esses bichinhos tímidos e interessantes que, infelizmente, também são os mamíferos selvagens mais traficados do mundo.

Os pangolins são mamíferos tímidos, sensíveis e de pele escamosa que ajudam a manter nosso planeta saudável.

Esses animais fazem um ótimo trabalho de controle de pragas: cada animal pode comer até 70 milhões de insetos anualmente. Isso mantém o suprimento de alimentos para ecossistemas inteiros, areja o solo e permite que outros insetos e mamíferos (incluindo nós, seres humanos) prosperem.

Infelizmente, os pangolins também são os mamíferos selvagens mais traficados do mundo e estão seriamente ameaçados.

Veja alguns motivos que comprovam por que devemos protegê-los.

Um pangolim selvagem no deserto

Imagem: iStock/Getty Images

Diferentes tamanhos

Existem oito espécies de pangolins nativas da África e da Ásia. Eles vivem em uma variedade de habitats, incluindo florestas, arbustos densos, áreas desmatadas e cultivadas e pastagens de savana.

O maior pangolim é o pangolim gigante terrestre, que pode pesar cerca de 33 quilos e medir 180 centímetros. Seu primo menor, o pangolim de barriga preta, pesa apenas 3,6 quilos.

Escamas

As escamas dos pangolins são feitas de queratina, o mesmo material das unhas humanas. Elas crescem ao longo da vida de um pangolim e representam cerca de 20% do seu peso. Elas são como uma armadura, protegendo-os dos dentes afiados e garras de predadores como leões, hienas e leopardos.

Para esconder sua barriga mais macia e se proteger, os pangolins se enrolam, se transformando em uma bola compacta. Esse movimento é o motivo de se chamarem pangolim, que deriva da palavra malaia 'penggulung', que significa rolo.

Um pangolim selvagem no deserto

Construindo tocas

Dependendo da espécie, os pangolins podem viver em árvores ocas, tocas ou uma mistura dos dois.

As tocas podem ser estruturas subterrâneas complexas, com até 10 entradas ocultas separadas. As que são construídas por pangolins gigantes chegam a ter até quatro metros de profundidade e, alguns dos túneis, 30 metros de comprimento.

Árvores ocas também são usadas pelos pangolins como lares temporários quando procuram comida longe de suas tocas principais. Eles também podem usá-las como locais seguros para cuidar de seus bebês.

Filhotes de pangolim

Os bebês de pangolim são pequenos e apresentam escamas macias e branco-rosadas quando nascem. Geralmente, a ninhada é composta apenas por um filhotes - às vezes, dois. Suas mães os amamentam em suas tocas ou árvores e se enrolam em volta dos bebês para protegê-los do perigo.

Quando os filhotes têm um mês de idade, as mães os tiram da toca, carregando-os pela base da causa. É com essa idade que eles também começam a comer insetos. 

Um pangolim selvagem no deserto

Imagem: Adobe Stock

Declínio populacional

Todas as oito espécies de pangolim são protegidas por leis nacionais e internacionais, mas isso não impediu deles serem comercializados ilegalmente por suas escamas (que são usadas na medicina tradicional asiática) e carne.

Estima-se que mais de um milhão de pangolins foram retirados da natureza entre 2000 e 2013 - tornando o pangolim o mamífero selvagem mais traficado do mundo.

Ajude a proteger os pangolins

Com a sua ajuda, vamos acabar com a crueldade que o comércio de animais silvestres. Com o seu apoio, podemos manter esses animais tímidos e ambientalmente importantes na natureza, onde eles pertencem.

Assine nossa newsletter para fazer parte de nossas próximas campanhas.