Dia Mundial do Livro: veja 8 dicas de obras para você aprender mais sobre os animais
Blog
Separamos uma lista com livros infantis e adultos para você continuar descobrindo fatos fantásticos sobre os animais.
Hoje, dia 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Livro. A data, que foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tem como objetivo incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais.
Enquanto continuamos enfrentando os efeitos da pandemia de covid-19, com a maioria das escolas fechadas e as pessoas em casa, os livros se tornam um grande aliado para combater o isolamento, além de estimular o cérebro e a criatividade.
Por isso, fizemos uma lista com 8 livros para você não só manter (ou começar) o hábito de ler, mas também aprender mais sobre os animais.
4 livros para as crianças aprenderem sobre os animais
1. VIVAfilhotes em Baleias, Golfinhos e Cia. (Editora Bambu)
Este é o primeiro livro da Turma do VIVAfilhotes, escrito pela equipe do VIVA Instituto Verde Azul.
São 7 personagens retratados em histórias em quadrinhos que falam sobre as baleia e golfinhos, suas diferenças, características, hábitos alimentares, biologia e suas principais ameaças - tudo de forma lúdica e divertida.
2. Almanaque Bichos do Brasil (Editora Moderna)
Você sabia que a onça é o maior felino das Américas? E que o jacaré, apesar dos seus grandes dentes, é um pai muito carinhoso? Neste almanaque, escrito por Rosane Pamplona, as crianças poderão encontrar essas e outras informações sobre os animais populares do Brasil - onde e como vivem, o que comem, quais perigos os ameaçam, entre outros.
3. Abecedário de aves brasileiras (WMF Martins Fontes)
Para cada letra do alfabeto, este livro oferece a ilustração e informações básicas sobre um pássaro brasileiro com nome iniciado por essa letra. As belíssimas colagens de Geraldo Valério retratam em todo o colorido de conhecidas aves brasileiras, abrindo nossos olhos para a observação da natureza e para a apreciação do trabalho artístico. É uma obra que cativa adultos e crianças!
4. Abecedário de bichos brasileiros (WMF Martins Fontes)
Assim como no livro "Abecedário de aves brasileiras", Geraldo Valério confirma seu virtuosismo na arte das colagens retratando animais de várias famílias da fauna brasileira. Além das ilustrações, é possível conferir algumas informações básicas sobre cada espécime, elaboradas pelo biólogo Humberto Conzo Junior.
4 livros para adultos aprenderem sobre os animais
1. Quando os elefantes choram: a vida emocional dos animais (Geração Editorial)
Animais sentem emoções? Choram, sentem raiva, amor e ódio? Baseado em estudos científicos e em pesquisas cheias de histórias engraçadas e comoventes, este livro, escrito por Susan Mccarthy e Jeffrey Moussaieff Masson, mostra a profundidade com que os animais experimentam emoções, estejam no cativeiro ou na vida selvagem. Embora tenha sido escrita por cientistas, a linguaguem clara e simples torna-o acessível não só para os que estudam as emoções dos bichos, mas também para qualquer um que seja amante dos animais.
2. Memórias de um Primata - a vida pouco convencional de um neurocientista entre os babuínos (Companhia Das Letras)
Escrito pelo jovem pesquisador Robert M. Sapolsky, este livro apresenta uma narrativa empolgante e crítica sobre os mais de 20 anos de pesquisa do autor entre os babuínos africanos.
Em capítulos breves, marcados pelo bom humor e pela observação precisa, tendo como pano de fundo o cotidiano das atividades científicas, Sapolsky relembra amizades sólidas e afetuosas, trapaceiros que procuravam – e muitas vezes conseguiam – enganá-lo e o medo de ser assassinado entre desconhecidos no deserto.
3. O bem-estar dos animais (Editora Rocco)
Muita gente se pergunta se os bichos são capazes de sentir emoções... As autoras Temple Grandin e Catherine Johnson defendem que sim e apontam que tanto os animais quanto os humanos têm os mesmos centros de emoções básicas no cérebro. Ao todo, foram identificadas 7 emoções: busca, raiva, medo, pânico, luxúria, cuidados e brincar.
Ao analisar o comportamento de cães, gatos, vacas, porcos, cavalos e galinhas, entre outros animais, as autoras dão dicas para melhorar a relação das pessoas com os chamados seres "irracionais" e fazer com que esse contato seja o mais proveitoso possível.
4. Na língua dos bichos (Editora Rocco)
Depois de descobrir que o autismo – o meio do caminho na estrada que liga o homem ao animal – a aproximava ainda mais dos bichos, Temple Grandin decidiu que deveria dedicar sua vida a eles. Este livro é um dos frutos dessa dedicação.
Assim como os autistas, os animais não veem a ideia que têm das coisas, eles têm uma percepção visual e não-verbal do mundo que os cerca. Ou seja, enxergam uma gama enorme de imagens que as pessoas normais não conseguem ou se recusam a ver. É exatamente a partir desta peculiaridade que começa o livro. Temple Grandin é especialista em criar técnicas, instrumentos de trabalho e instalações que propiciem aos bichos melhores condições de vida.