Gatinho da raça Birman com 11 semanas de idade

FIV e FeLV: entenda essas duas doenças felinas

Blog

Por

Conhecidas popularmente como “AIDS” e “leucemia” felina, essas doenças virais podem assustar os tutores, mas, com alguns cuidados, é possível ajudar os gatos a terem uma boa qualidade de vida

Provavelmente, você já ouviu falar em FIV FeLV, mas talvez não entenda muito bem o que são essas doenças. Neste artigo, além de entender o que são essas doenças, você vai descobrir como descobrir se seu gato é portador dessas doenças e os cuidados necessários.

A FIV e a FeLV são enfermidades que assustam mesmo, já que não têm cura, mas, ao entendê-las melhor, você poderá atuar na prevenção e ajudar seu animal a ter uma boa qualidade de vida.

FIV (Imunodeficiência felina ou AIDS felina)

A FIV é a doença causada pelo vírus da imunodeficiência felina, que compromete o sistema imune do gato de forma parecida com o que o vírus HIV faz com seres humanos  daí o nome popular de AIDS felina. Esse vírus pode ser transmitido de um gato para outro durante o parto, na amamentação, em brigas, no acasalamento e pelo contato com sangue e urina.

O gato positivo para FIV tem a imunidade baixa e, por isso, é mais suscetível a doenças oportunistas. Uma simples gripe, por exemplo, pode ser difícil de ser combatida.

FeLV (Leucemia felina)

Já a FeLV é a leucemia felina, também causada por um vírus que pode ser transmitido por meio de secreções como saliva, fezes, leite e urina de gatos infectados. No caso do animal ser positivo para FeLV, a imunidade baixa também é um problema, somada ao risco de desenvolver tumores.

 


Milhões de animais em todo o mundo estão em situações de abuso, negligência e sofrimento. Nosso objetivo é criar um mundo com compaixão e respeito, livre de crueldade animal.

Conheça nosso trabalho


 

Como descobrir se seu gato é positivo para FIV ou FeLV

As duas doenças podem ser assintomáticas no início. Mas vale prestar atenção a sinais como febre, aumento dos gânglios, dificuldade respiratória, anemia, problemas estomacais e nas gengivas, entre outros. Para ter o diagnóstico de ambas as doenças, é preciso fazer exames de sangue específicos solicitados por um médico veterinário.

Gato branco e cinza, com olhos verdes, deitado, olhando para frente

(Imagem: StockSnap / Pixabay)

Cuidados necessários para gatos positivos para FIV ou FeLV

O ideal é prevenir a infecção nos seus bichanos, principalmente porque ainda não existem vacinas para os vírus da Imunodeficiência Felina no Brasil (FIV) e a vacina para Leucemia felina (FeLV) disponível não garante 100% de proteção, além de só poder ser administrada em gatos que não tenham o vírus. Mas se o seu gato se infectar, não se desespere!  

Primeiro, procure cuidar da saúde geral de seu felino. Atente para que ele não passe por muitas situações de estresse (como banhos desnecessários e mudanças de ambiente) e faça acompanhamento com o veterinário regularmente. Com as devidas precauções, um gatinho que tem FIV pode viver 10 anos ou mais.

Tanto o vírus da FIV quanto da FeLV são transmitidos exclusivamente entre gatos. Por isso, se você tem dois felinos e descobriu que um deles é positivo para FIV ou FeLV, separe tudo: os potes de ração, de água e a caixa de areia. Mesmo assim, saiba que não existe 100% de garantia de que não haverá contaminação.

Os gatos positivos para FeLV devem ser isolados e os positivos para FIV até conseguem viver junto com outros gatos, desde não briguem ou acasalem com outros gatos. É importante que os animais sejam castrados para que não haja problemas de fuga, possíveis cruzamentos e infeção de outros gatos. E, mesmo seforem castrados, é crucial não permitir o acesso deles à rua para que não se envolvam em brigas e, assim, contaminem outros gatos.

O ideal é que um gato positivo para FeLV ou FIV seja filho único. Aliás, considere adotar um animal com essas condições de saúde se você ainda não tem nenhum bichano. Eles são tão encantadores quanto os outros gatinhos! E, com um tutor dedicado, eles podem ter uma boa (e longa) vida.

Foto do cabeçalho: Manja Vitolic / Unsplash

Dois exemplares do macaco zogue-zogue do Mato Grosso na copa de uma árvore

Todos os animais merecem ser protegidos

Saiba como ajudar a mudar a vida dos animais para sempre.

Saiba mais