Sloth in the wild.

Melhores destinos para ver animais selvagens na América Latina

Blog

Por

Veja 5 opções de destinos para você planejar a sua próxima viagem e observar a vida silvestre de maneira responsável

Considerando que o turismo com vida selvagem representa de 20 a 40% da indústria global do turismo, podemos afirmar que, quando falamos de turismo, há uma boa chance de estarmos falando de animais também.

Por isso, separamos uma lista com os melhores lugares para você ver os animais silvestres, livres, na América Latina.

1. Costa Rica  

Você sabia que a Costa Rica é destaque no quesito biodiversidade? O país representa apenas 0,3% da superfície da Terra, mas contém 6% da biodiversidade mundial. Em outras palavras, há muitos animais para observar lá.

Um ótimo lugar para começar a aventura é no Parque Nacional Manuel Antonio. Além das 109 espécies de mamíferos e 184 espécies de aves, no Parque você pode observar uma variedade de macacos, tucanos, golfinhos, borboletas e muito mais.

 

Sloth in the wild.

Foto: Pixabay

2. Pantanal 

Considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, o Pantanal se estende pelo Brasil, Bolívia e Paraguai. Dez vezes o tamanho dos Everglades da Flórida, o Pantanal tem a maior concentração de onças do mundo e abriga a maior espécie de papagaio, a arara-azul.

Outros animais que podem ser observados por lá são: tamanduá-bandeira, jacaré-da-índia e anta sul-americana.

Sloth in the wild.

Foto: Unsplash

3. Ilhas Galápagos, Equador  

Famosa por ser onde Charles Darwin desenvolveu a teoria da evolução, em 1835, as Ilhas Galápagos são um arquipélago vulcânico no Oceano Pacífico e uma província do Equador.

Lá, é possível encontrar animais selvagens que não estão presentes em nenhum outro lugar do mundo, como o patola-de-pés-azuis, iguanas marinhas e tartarugas gigantes (as quais existem registros de que vivem mais de 100 anos).

Como não há predadores naturais nas Ilhas, os animais não têm medo dos humanos. Por isso, ao visitar, os regulamentos exigem que os turistas fiquem a pelo menos um metro e meio de distância dos animais.

Sloth in the wild.

Foto: Pixabay

4. Patagônia 

Para quem procura por paisagens de cair o queixo e animais selvagens encantadores, o melhor destino é a Patagônia. A região geográfica, que abrange o extremo sul da América do Sul, é compartilhada pelo Chile e pela Argentina.

Na Patagônia é possível encontrar geleiras, desertos e as montanhas dos Andes. Lar de cinco espécies de pinguins, lá há quase tantos pinguins (1,7 milhão) quanto humanos (2 milhões).

Outros animais que podem ser encontrados lá são: orcas, elefantes marinhos, tatus e pumas.

Sloth in the wild.

Foto: Unsplash

5. Floresta Amazônia 

A Floresta Amazônia abriga 10% das espécies conhecidas no mundo. Sua área abrange o Brasil, Equador, Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Guiana, Suriname e Guiné Francesa.

Entre os animais que podem ser observados na floresta estão: macacos, bichos-preugiça, iguanas, tucanos, botos cor-de-rosa e onças-pintadas.

Sloth in the wild.

Não financie a crueldade 

Antes de escolher quais locais visitar, é importante que você esteja ciente da realidade por trás do turismo com animais silvestres e o que você pode fazer para protegê-los.

Infelizmente, como as pessoas amam os animais querem estar perto e tirar foto com eles, os animais selvagens são retirados de seu habitat e colocados em condições cruéis. E os turistas geralmente não sabem disso.

Nossa pesquisa descobriu que mais de 40% das fotos tiradas com animais eram selfies "ruins" - ou seja, pessoas abraçando, segurando ou interagindo inadequadamente com um animal selvagem. E se o local permite montar, abraçar ou tirar uma selfie com um animal silvestre, é provável que ele esteja sofrendo.

Para ajudar a proteger a vida selvagem, veja como você pode ser um turista amigo dos animais.

Baixe o guia

Se o local permite montar, abraçar ou tirar uma selfie com um animal silvestre, é provável que ele esteja sofrendo.