Cachorro preto com manchas caramelo, de rua, deitado sob as patas, olhando pra frente

Animais de estimação não precisam ser testados para COVID-19

Blog

Por

Entenda por que essa prática não é recomendada no momento

Sei que você pode estar preocupado com seu animal de estimação em meio à pandemia de coronavírus e tanta notícia sobre o assunto. A boa notícia é que nossos cães e gatos não são alvo da COVID-19.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existem evidências, até o momento, de que cães e gatos sejam capazes de transmitir a doença para humanos ou mesmo entre eles.

Por isso, o teste de COVID-19 em animais não é uma recomendação rotineira e ele não deve ser feito como medida de saúde publica.

Gato preto deitado de lado enquanto um cachorro, também deitado, cheira sua orelha

Animais de estimação NÃO transmitem coronavírus.

Alguns animais estão sendo testados, somente em situações muito especificas e raras, avaliadas caso a caso, como orientado o Centro Norte-americano de Doenças (CDC). Por exemplo, se o animal de estimação de um paciente de COVID-19 apresenta um quadro com sintomas parecidos ao da doença, pode ser discutido com o médico veterinário a possibilidade de testá-lo.

Mesmo com nossos cães e gatos fora de perigo, lavar as mãos é um hábito que deve se estender à interação com eles – ou seja, antes e depois de acariciar, abraçar, alimentar e passear com nossos animais. Esse hábito ajuda a eliminar diversos micróbios que entraram em contato com nossas mãos e com os pelos do animal, não apenas o novo coronavírus.

Para tirar suas dúvidas sobre animais de estimação e coronavírus, confira nossa FAQ.

Acessar FAQ

Não existem evidências, até o momento, de que cães e gatos sejam capazes de transmitir a doença para humanos ou mesmo entre eles