sapo pac-man: imagem de um sapo colorido no meio de folhas

Sapo Pac-Man: curiosidades e características da espécie em extinção

Blog

Por

Conheça o sapo "Pac-Man", animal silvestre em extinção que viralizou em vídeos de luta contra outros animais na internet.

O sapo Pac-Man viralizou na internet ao aparecer em vídeos lutando contra outros animais, como filhote de crocodilo, aranha e cobra.  Conteúdos de entretenimento como este tem aumentado a demanda por animais silvestres como bicho de estimação e, desde então, o assunto tem dado o que falar. 

Em 2022, o sapo “gladiador” entrou na lista vermelha de extinção do ICMBio, sendo considerado criticamente em perigo e provavelmente extinto no Brasil. O triste cenário é resultado de uma combinação de ameaças que impacta diretamente a espécie: desmatamento (perda de habitat) e o comércio ilegal de fauna.

Continue lendo e descubra algumas curiosidades e características desse animal silvestre que corre risco de extinção. 

Conheça os tipos de sapo pac-man 

O sapo Pac-Man é um nome popular que serve para descrever diferentes espécies de sapo do gênero Ceratophrys. Outros nomes populares que também correspondem a esse grupo são: sapo-de-chifre e sapo-boi.

Veja abaixo as três espécies mais conhecidas: 

  • Ceratophrys cranwelli: seu dorso varia entre as cores marrom, verde e amarelo. Ocorre na Argentina, Brasil, Bolívia e Paraguai;  
  • Ceratophrys ornata: sua coloração é mais intensa, com verde claro e alguns tons de vermelho. Atualmente ocorre na Argentina e é possivelmente extinto do Brasil devido ao desmatamento e comércio ilegal;  
  • Ceratophrys cornuta: possui “chifres” bem visíveis sobre os olhos e sua coloração é mais uniforme. No Brasil, habita a floresta amazônica. 

Principais características e hábitos do sapo pac-man 

A alimentação do sapo pac-man inclui uma dieta bastante variada, incluindo insetos, outros anfíbios e até mesmo pequenas aves.  Por ser um predador que se camufla bem no ambiente natural, ele tem agilidade para pegar a presa, abocanhando o alimento com bastante velocidade. 

E, por conta de seus traços e comportamentos, infelizmente, passou a ser usado como fonte de entretenimento nas redes sociais, gerando engajamento e dinheiro através de vídeos de briga entre o sapo e outros predadores grandes.  

Uma silenciosa consequência dessa viralização é o tráfico do pac-man, com o crescente interesse das pessoas em ter um animal desse como pet

Como cuidar do sapo pac-man? 

Só de observar os seus hábitos e características, é possível perceber que manter um sapo em cativeiro como animal de estimação acaba sendo bastante cruel. 

Isso porque ele perde a possibilidade de realizar seus comportamentos naturais e manter seus hábitos de vida. Um recinto sempre vai ser muito menos complexo do que seu ambiente natural. 

Além das peculiaridades listadas acima, por ser um animal silvestre, ele tem uma função no seu habitat natural e participa de diversas interações ecológicas importantes para a manutenção do bioma. 

Os ceratophrys são consumidores secundários na teia alimentar e ao predar e serem predados por outros animais ajudam a controlar a quantidade de algumas espécies e a manter o equilíbrio no ecossistema.

Qual é o habitat do sapo pac-man? 

A espécie ceratophrys ornata, que aparece nos vídeos de luta, concentram-se em campos úmidos no sul do Brasil (bioma Pampas), Argentina e Uruguai. 

Esses animais são particularmente adaptados para viver em áreas com abundância de vegetação e água próxima, pois dependem desses ambientes para se abrigar e reproduzir. 

A vegetação do Pampas foi bastante modificada pelo avanço do agronegócio, convertendo campos nativos em monoculturas. 

Chamamos essa descaracterização do ambiente natural de perda de habitat e é a principal ameaça ao sapo pac-man: cada vez restam menos áreas adequadas para se reproduzir e prosperar.

O sapo pac-man é venenoso? 

O sapo pac-man, assim como muitos sapos, possuem glândulas na pele que secretam substâncias tóxicas, que podem ser irritantes para a pele ou mucosas.  

A presença de glândulas de veneno na pele dos sapos é uma forma de defesa contra predadores. 

É possível ter um sapo pac-man como animal de estimação? 

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente porque este animal se tornou conhecido por viralizar em vídeos de luta contra outros animais nas redes sociais. 

Muitas pessoas se perguntam se o sapo pac-man pode ser um bom animal de estimação, mas a verdade é que não! 

Todos os animais silvestres têm necessidades comportamentais e fisiológicas específicas que não podem ser atendidas em um ambiente artificial, o cativeiro é um ambiente estressante para eles. 

Além de ser prejudicial para a qualidade de vida do animal, um grande risco de transmissão de doenças para os humanos, existem inúmeros patógenos desconhecidos em ambientes selvagens que podem ocasionar problemas à saúde.  

Como proteger um sapo pac-man? 

Uma pesquisa da Science Direct mapeou 411 vídeos de exploração animal em 39 países que somam 50 horas de batalha com 880 milhões de visualizações. 

É quase 5 vezes a população brasileira inteira apoiando, sem perceber, uma situação de maus tratos e abuso! 

Infelizmente, quanto maior o engajamento, mais esse animal é caçado para atender a demanda do mercado que movimenta o tráfico de fauna e diminui o número de indivíduos na natureza.   

Vivemos em um triste cenário para o sapo pac-man, que só queria existir sem causar problemas e agora não é visto mais na natureza no Brasil desde 1992. 

Junte-se a nós e não compartilhe ou engaje em vídeos de exploração animal!

Saiba mais