Bear at a sanctuary

Senciência animal - Ursos

Blog

Por

Neste Dia Mundial do Urso, aprenda um pouco mais sobre a capacidade dos ursos de experenciarem emoções positivas e negativas.

Você sabe o que é a senciência

Quando falamos em senciência, nos referimos à capacidade dos animais de sentirem estados e emoções positivas (como alegria e prazer) e negativas (como dor e medo). Ou seja, a senciência é a capacidade de sentir.

Continue lendo e veja alguns fatos que comprovam que os ursos são, sim, capazes de sentir.

Ursos se sentem mais positivos na primavera

Um estudo descobriu que os ursos resgatados em santuários se sentiam mais positivos na primavera, em comparação com o verão. Suspeita-se que a diferença de humor pode ser devido ao aumento do número de visitantes no verão ou devido aos ursos começarem a se preparar para o inverno construindo tocas e comendo para armazenar energia.¹

Bear sitting down at a sanctuary

Ursos que foram resgatados levam um tempo para se sentirem mais positivos 

Em um estudo, os ursos que foram resgatados há menos de seis meses expressaram mais emoções negativas em comparação aos que estavam no santuário por mais de 4 anos.

via GIPHY

Além disso, os hormônios de estresse em ursos resgatados levam semanas para reduzir após traumas anteriores. Níveis normais geralmente não são vistos até pelo menos 22 semanas após o resgates.¹

Ursos-negros são altruístas 

Em um caso, uma avó assumiu a criação do filhote de sua filha, porque o filhote era pequeno e fraco e não crescia tão rápido como seus irmãos.

Rescue update: Rene the Asiatic black bear

Os ursos-negros também já foram vistos compartilhando comida com outros ursos que entram em seus territórios devido à escassez de alimentos. Um comportamento altruísta como esse já foi considerado exclusivo dos humanos.²

Ursos-malaios podem imitar as expressões faciais de outros ursos

Essa habilidade, conhecida como mímica facial, está ligada à empatia e esse nível de precisão só foi visto em humanos e gorilas.³

black bear

Os ursos podem ser bons em esconder como se sentem

Os ursos-negros podem se comportar normalmente, mas sua frequência cardíaca aumenta quando estão próximos de tráfego, drones ou outras perturbações humanas, indicando altos níveis de excitação e estresse.⁴

via GIPHY

Estamos protegendo os ursos há 30 anos

Juntos, estamos mudando a vida dos ursos e acabando com a crueldade e a exploração que eles sofrem para que possam viver livres e selvagens. Para sempre.

Referências bibliográficas:

1. Stagni, E., et ai. (2022). Desenvolvimento de uma lista fixa de termos para avaliação comportamental qualitativa do urso pardo (Ursus arctos) em Santuários. Applied Animal Behavior Science, 246, 105523.

2. Kilham, B., & Spotila, J.R. (2022). Hierarquia matrilinear no urso negro americano (Ursus americanus). Zoologia Integrativa, 17(1), 139-155.

3. Taylor, D., e outros. (2019). Complexidade facial em ursos-do-sol: mímica facial exata e sensibilidade social. Relatórios científicos, 9(1), 1-6.

4. Wascher, C. A. (2021). Frequência cardíaca como medida de excitação emocional na biologia evolutiva. Philosophical Transactions of the Royal Society B, 376(1831), 20200479.

Saiba mais