Dolfijnenshow Avatar credit YouTube/LOWKEY GEEK!

Avatar 2 erra ao realizar lançamento em parque de golfinhos no Japão, afirma Proteção Animal Mundial

Realizado em parque japonês de golfinhos, o evento foi alvo de críticas por propagar a crueldade animal e se distanciar da mensagem central do longa-metragem

A Proteção Animal Mundial, organização não-governamental que trabalha em prol do bem-estar animal, repudia a coletiva de imprensa de Avatar 2 realizada em um show de golfinhos no Japão. Apesar da mensagem de sustentabilidade do longa-metragem, ao realizar seu lançamento em um ambiente com animais silvestres em cativeiro, o cineasta James Cameron endossa o entretenimento exploratório de animais ao oficializar como parte da turnê publicitária de Avatar 2.

Criticado por organizações de bem-estar animal, Cameron, referindo-se ao mundo fictício em que os filmes Avatar se passam, apresentou o lançamento dizendo: 'Bem-vindo a Pandora', antes dos golfinhos entrarem na piscina com dois treinadores. “O filme explora o conflito entre humanos, ganância corporativa e a situação da natureza, fazer uma coletiva de imprensa sobre o tema em uma prisão de vida selvagem é uma hipocrisia da produção”, afirma David Mazitelli, gerente de campanha de vida silvestre da Proteção Animal Mundial no Brasil.

A organização alerta que esse tipo de divulgação da exploração da indústria de golfinhos em cativeiro tem o potencial de desfazer anos de progresso na luta pelo fim do sofrimento desses animais inteligentes. Os golfinhos em cativeiro estão confinados a um ambiente artificial minúsculo, estéril, 200 mil vezes menor que seu espaço natural, onde realizam truques de circo em troca de comida, são usados ​​como pranchas de surf por treinadores e expostos a música alta, sujeitando-os a grande sofrimento.

Para entender o nível de crueldade que existe por trás do entretenimento com golfinhos, acesse aqui.