Proteção Animal Mundial anuncia campanha para mostrar que os animais têm sentimentos complexos
Comunicado de imprensa
Organização não-governamental marca presença em linhas do metrô de São Paulo e locais de grande circulação para sensibilizar a população em relação à crueldade
São Paulo, 7 de dezembro de 2022 - Para chamar a atenção da população aos sentimentos complexos vivenciados pelos animais, a Proteção Animal Mundial leva os conceitos de senciência para estações de metrô da linha verde de São Paulo (Paraíso, Brigadeiro e Trianon Masp), mídias sociais, elevadores e publicações veiculadas nos aeroportos.
De dezembro a janeiro, as pessoas que circulam por essas regiões terão contato com informações sobre a capacidade de sentir dos animais, que inclui estados e emoções positivos e negativos que são bastante complexos, como mágoa, empatia, medo, prazer e alegria.
Com a iniciativa, a ONG visa aumentar o conhecimento sobre o tema e, assim, sensibilizar a população em relação à crueldade animal, mostrando a relação direta entre escolhas individuais de consumo e entretenimento ao sofrimento desses bichos.
“A senciência está no centro de tudo o que fazemos, elevamos o bem-estar animal a um patamar de questão prioritária de importância global. Estamos em uma missão incansável para mudar a maneira como o mundo funciona e acabar com a crueldade e o sofrimento dos animais. Para sempre” explica João Gonçalves, diretor interino da organização no Brasil. “Entender como eles podem sofrer e quais emoções experimentam é fundamental para melhorar seu bem-estar, a legislação e as práticas que os afetam”, complementa.
Mudar a vida desses animais - para sempre - é possível.
Animais de fazenda
A maioria dos animais de fazenda vive em condições que causam estresse e sofrimento. É hora de repensarmos a forma como eles são criados.
Animais silvestres
Animais silvestres não são pet, entretenimento tampouco medicamento. A ONG trabalha em todo o mundo para proteger e salvar animais silvestres e para mantê-los no lugar a que pertencem: na natureza.
Senciência animal no Brasil
Embora as leis brasileiras não reconheçam explicitamente a senciência, são considerados aspectos essenciais da senciência animal, como garantir as necessidades fisiológicas, uso de ambientes onde possam respirar, mover-se ou descansar adequadamente, ou que tenham acesso à luz natural.
A legislação brasileira para animais de criação também reconhece sua capacidade de sentir dor e sofrimento, além de algumas necessidades comportamentais. Por exemplo, a Instrução Normativa 3/2000 exige um manejo humanitário dos animais para reduzir o estresse e evitar excitação, desconforto, dor e sofrimento.