Elefantridning vid Amer Fort

20 elefantes explorados pela indústria do turismo na Índia serão transferidos para santuário

Notícias

Mesmo doentes, os animais eram forçados a carregar turistas em Amer Fort, uma das atrações mais famosas do país. Outros 82 elefantes ainda permanecerão no local

Após anos de campanha para acabar com os passeios de elefantes em Amer Fort, na Índia, finalmente conseguimos uma vitória: o Departamento Florestal de Rajasthan ordenou que 20 elefantes gravemente doentes fossem aposentados.

O departamento declarou que, por motivos médicos e morais, os animais mais doentes e inaptos não deveriam mais ser usados para fins de entretenimento. Os elefantes mantidos no local foram examinados por médicos veterinários em julho de 2020.

“Estamos felizes que 20 elefantes estejam finalmente sendo aposentados dessa vida terrível de cativeiro, mas não vamos desistir até que os passeios de elefante sejam uma coisa do passado. Os elefantes são animais silvestres, não entretenimento para turistas”, afirma Nick Stewart, nosso líder de campanhas de vida silvestre.

O Amer Fort é um local icônico na Índia, que atrai milhares de turistas todos os anos. A atração mantém 102 elefantes em condições extremamente inadequadas. Até antes da pandemia de COVID-19, os animais eram forçados a carregar turistas para cima e para baixo - várias vezes ao dia e sob calor intenso - pelos caminhos pavimentados e íngremes do forte. Seus treinadores usam ganchos afiados para controlá-los.

Elefantes passeiam livremente no santuário Elephant Valley Project, no Cambodia

Os elefantes são forçados a carregar turistas pelas ladeiras íngremes de Amer Fort várias vezes ao dia.

Estamos pressionando as autoridades locais para que retirem todos os elefantes do local, não apenas por causa da crueldade envolvida, mas também porque muitos precisam urgentemente de atendimento médico. Todos os 102 animais têm problemas nas patas e a maioria está desnutrida. Além disso, dez elefantes estão com tuberculose, 62 apresentam doenças sanguíneas e 19 estão cegos.

Acreditamos que a indústria do turismo está em um momento único para recomeçar da forma certa, eliminando gradualmente as atividades com vida selvagem em cativeiro -  por exemplo, substituindo os passeios de elefantes por veículos movidos a bateria ou eletricidade.

Os elefantes poderiam se aposentar em santuários verdadeiros, que também oferecem oportunidades de turismo ético. Isso atenderia à demanda crescente de pessoas que estão virando as costas para passeios com elefantes, como mostrou nossa pesquisa em 2019. Mais de 40% dos entrevistados consideraram essa atividade inaceitável e 39% das pessoas que visitaram Amer Fort acreditavam que os elefantes estavam sofrendo.

Elefantes passeiam livremente no santuário Elephant Valley Project, no Cambodia

Na atração Elephant Valley Project, no Cambodia, os turistas podem observar os elefantes livres na natureza.

Pedimos a todos, desde turistas a operadores de turismo, que assumam a responsabilidade e ponham fim à exploração de animais silvestre - menos procura significará menos sofrimento para os elefantes.

Saiba como você pode ser um turista amigo dos animais.

A Índia abriga a 2ª maior população de elefantes explorados no turismo