5 espécies de golfinhos que estão ameaçadas de extinção
Notícias
Por que os golfinhos estão ameaçados de extinção? Analisamos cinco espécies diferentes para aprender por quê.
De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, das 41 espécies de golfinhos, cinco espécies e seis subespécies estão ameaçadas de extinção. Quando uma espécie é considerada ameaçada, ela pode se enquadrar em três categorias: Criticamente Ameaçada, Ameaçada ou Vulnerável.
Conheça as cinco espécies de golfinhos que estão em risco.
1. Golfinho-corcunda-do-Atlântico
Considerado "criticamente ameaçado", a maior ameaça do golfinho-corcunda-do-Atlântico é a captura acidental pela pesca. Como a espécie é encontrada em águas rasas na costa da África Ocidental, elas são extremamente vulneráveis às redes de pescadores locais. Os golfinhos-corcundas-do-Atlântico também são ameaçados pelo comércio de carne marinha e à poluição dos mares.
Hoje, estima-se que apenas 1.500 indivíduos vivam na natureza.
2. Boto-cor-de-rosa
Uma das principais ameaças à sobrevivência dos botos-cor-de-rosa são as mortes deliberadas para isca de peixe ou controle de predadores. Isso porque, no Brasil, caçadores ilegais caçam e matam os botos para usar sua gordura como isca para pegar piracatinga. Atualmente, a espécie é considerada como "ameaçado de extinção".
Para ajudar a conter a caça ilegal e proteger os botos, o governo introduziu uma moratória na captura de piracatinga de julho de 2015 a julho de 2021.
3. Golfinho-de-rio-chinês (baiji)
O último avistamento documentado de um golfinho Baiji foi em 2002. Desde então, só foram relatados avistamentos não confirmados por estudantes e pescadores locais. Atualmente considerado como "criticamente ameaçado", o golfinho-lacustre-chinês em breve pode ser considerado como extinto, tornando a espécie a primeira de golfinhos a ser extinta por humanos.
Encontrados apenas no rio Yangtze, na China, os golfinhos Baiji estavam frequentemente sob ameaça de captura acidental pela pesca.
4. Golfinho de Maui
Com apenas 55 golfinhos de Maui na natureza, essa espécie de golfinho da Nova Zelândia é considerada como "criticamente ameaçada". Conhecidos como o menor golfinho do mundo, os golfinhos de Maui também são reprodutores lentos (uma fêmea tem apenas um filhote a cada dois ou três anos) e tornam-se sexualmente maduros aos 7-9 anos de idade.
A sua maior ameaça também é a captura acidental pela pesca.
5. Golfinho-de-rio-do-sul-da-Ásia
Dividido em duas subespécies (o golfinho do rio Ganges e golfinho do rio Indus), estima-se que a população total da espécie seja menos de 5.000. Ao contrário das práticas de pesca, que são as principais ameaças para os golfinhos, o golfinho-de-rio-do-sul-da-Ásia é ameaçado por projetos de desenvolvimento de água, como barragens.
Como resultado, as populações são fragmentadas e seus habitats reduzidos. A IUCN classifica essa espécies como “ameaçada”.
Infelizmente, os golfinhos estão em risco devido ao comportamento humano.