A pet macaque is wearing clothing and gloves while drinking from a bottle of milk, being recorded for social media.

A crueldade que você não vê: relatório revela o sofrimento de macacos explorados como pets nas redes sociais

Notícias

Você acha que os posts nas redes sociais de macacos sendo tratados como animais de estimação são fofos? É melhor pensar melhor.

Em coalizão com mais de 20 organizações, estamos lançando o relatório “A crueldade que você não vê: O sofrimento dos macacos de estimação explorados nas redes sociais. O material documenta evidências de abusos praticados por criadores de conteúdo em redes sociais, como Facebook e YouTube.

A Coalizão de Crueldade Animal nas Redes Sociais (Social Media Animal Cruelty Coalition - SMACC, em inglês), criada por integrantes da entidade Asia for Animals Coalition (Coalização Ásia para os Animais), conduziu uma pesquisa sobre essa tendência, considerada abusiva e impulsionada pelas plataformas digitais.

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

De setembro de 2021 a março de 2023, a SMACC registrou 1.226 links de conteúdo do Facebook, Instagram, TikTok e YouTube, mostrando macacos mantidos como animais de estimação. Todo esse conteúdo – que variou desde o tratamento aparentemente “inocente” até a tortura violenta de macacos –  gerou mais de 12 bilhões de visualizações.

Print da tela mostra postagem em rede social de um macaco explorado como animal de estimação

"Infelizmente, os macacos mantidos como animais de estimação sofrem simplesmente por serem explorados para este fim. Eles não são espécies domesticadas como cães ou gatos, são animais selvagens e suas necessidades não podem ser satisfeitas longe da natureza", declara a Coalizão de Crueldade Animal nas Redes Sociais.

Os resultados da pesquisa

O relatório mostra que:

  • 13% do conteúdo apresenta tortura psicológica deliberada: macacos foram intencionalmente obrigados a sentir medo e angústia em resposta a sustos, provocações e negação de comida;
  • 12% mostraram macacos sendo torturados fisicamente, inclusive sendo espancados, queimados vivos, com membros amputados e muitos deles torturados até a morte;
  • 60% dos links mostraram macacos de estimação sendo abusados fisicamente;
  • Todos os macacos exibidos nas redes sociais, provavelmente, experimentaram sofrimento psicológico devido ao tratamento;
  • As três principais plataformas que apresentaram mais conteúdos de macacos como animais de estimação foram Facebook (60%), YouTube (24%) e TikTok (13%).

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

A crueldade que as pessoas não veem

Especialistas apontam que o tratamento de macacos como animais de estimação, popularizado por vídeos virais nas redes sociais, esconde problemas sérios. Essas gravações mostram os animais vestidos com roupas, usando fraldas e realizando atividades humanas, aparentemente "fofas" e engraçadas. No entanto, esse tratamento causa danos físicos e psicológicos duradouros. 

Os macacos, frequentemente, são retirados ainda bebês de suas mães e sofrem com desconforto físico ao usarem roupas e calçados, limitando seus movimentos naturais.

Macaco vestido com roupas humanas está sendo "apertado" por uma pessoa.

Longe de seu habitat natural, os macacos vivem constantemente em sofrimento.

Em um vídeo encontrado no YouTube com mais de quatro milhões de visualizações, um macaco é visto com uma roupa parecida com uniforme escolar, incluindo uma mochila. Quando ele anda, é possível perceber a dificuldade nos passos. A legenda dizia “primeiro dia de aula do macaco”. 

"Alguns conteúdos compartilhados nas redes sociais são incrivelmente difíceis de assistir. Eu vou ser claro: isso não é entretenimento, para curtir e compartilhar. Isso é abuso animal", afirma Dr. Neil D’Cruze, Head Global de Pesquisa com Vida Silvestre na Proteção Animal Mundial.

Além disso, a privação materna e social pode levar a sérios problemas nutricionais devido a dietas inadequadas. À medida que crescem, esses animais tornam-se difíceis de manusear e podem se tornar agressivos, resultando frequentemente em seu realojamento em santuários ou na natureza, onde suas chances de sobrevivência são mínimas.

Por trás do jeito "fofo" dos vídeos de macacos de estimação, há uma realidade psicológica perturbadora, incluindo estresse, comportamentos estereotipados e até deficiências decorrentes de danos físicos e emocionais para esses animais.

"As redes sociais estão normalizando o tratamento cruel dos macacos ao permitir que esses vídeos permaneçam em suas plataformas. Eles têm a respomsabilidade de banir esses criadores de conteúdo e enviar uma mensagem de que a crueldade contra os animais não deve ser tolerada", explica Dr. Neil D’Cruze.

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

Juntos, podemos acabar com a exploração animal

A  Coalizão SMACC adverte que, ao curtir, comentar e compartilhar este conteúdo, os espectadores estão apoiando seu abuso. Isso porque, à medida que o engajamento cresce, o conteúdo popular é ainda mais promovido, motivando os criadores a produzir mais. Alguns podem até ganhar dinheiro com essas imagens, por meio da monetização da plataforma.

Se você vir esse tipo de conteúdo, denuncie, não curta, comente ou compartilhe. 

Também estamos pedindo que as plataformas de redes sociais restrinjam conteúdos que mostrem macacos como animais de estimação e que tomem medidas proativas para remover conteúdos que mostre esse abuso.

Juntos, acabaremos com a exploração animal. Para sempre.

A Coalizão de Crueldade Animal nas Redes Sociais

A Coalizão SMACC é composta por 20 organizações reconhecidas e respeitadas que partilham o objetivo de impedir a proliferação de conteúdos sobre crueldade animal nas redes sociais. São elas:

  1. Action for Primates
  2. Animal Concerns Research and Education Society
  3. Animals Asia Foundation
  4. Born Free Foundation
  5. Born Free USA
  6. Federation of Indian Animal Protection Organizations
  7. Global Federation of Animal Sanctuaries
  8. Humane Society International
  9. International Animal Rescue 
  10. International Primate Protection League
  11. Korea Animal Rights Advocates 
  12. Lady Freethinker
  13. Pan African Sanctuary Alliance
  14. Panthera Africa
  15. PETA Asia
  16. RSPCA
  17. Susy Utzinger Stiftung für Tierschutz (Susy Utzinger Animal Welfare Foundation)
  18. Taiwan SPCA
  19. World Animal Protection
  20. Welttierschutzgesellschaft

Infelizmente, os macacos mantidos como animais de estimação sofrem simplesmente por serem explorados para este fim. Eles não são espécies domesticadas como cães ou gatos, são animais selvagens e suas necessidades não podem ser satisfeitas longe da natureza.