Dois golfinhos no mar

América Latina ganha primeiro Sítio Patrimônio das Baleias

Notícias

Golfo Dulce, na Costa Rica, recebe o título de local seguro para observação de baleias-jubarte e golfinhos.

Localizada ao longo da costa do Pacífico Sul da Costa Rica, a baía do Golfo Dulce é o mais recente local a ser reconhecido como Sítio Patrimônio das Baleias (Whale Heritage Sites - WHS, em Inglês).

Whale Heritage Sites é um modelo de acreditação global desenvolvido pela Aliança Mundial pelos Cetáceos (World Cetacean Alliance, em inglês) e apoiado por nós, da Proteção Animal Mundial

O objetivo desse método é reconhecer destinos excepcionais que oferecem e celebram a observação responsável e sustentável de baleias e golfinhos selvagens, oferecendo, assim, à indústria do turismo uma maneira de proteger a vida silvestre marinha e apoiar práticas sustentáveis.

org_4edc5c774670d8e7_1456856645000-1024x768

Foto: Changing Tide Tours

Golfo Dulce é uma baía curva de aproximadamente 50 quilômetros de extensão e uma área de 750 quilômetros quadrados, cercada pela Península de Osa.

Existem duas espécies de golfinhos residentes no Golfo Dulce: o golfinho-nariz-de-garrafa e o golfinho-pintado pantropical. Além disso, as baleias-jubarte chegam sazonalmente dos oceanos Pacífico Norte e Sul ao Golfo para dar à luz e amamentar seus filhotes.

Pacific-Ecology-2-1024x767

Baleia com seu filhote na baía do Golfo Dulce. Foto: Pacific Ecology

Em 2023, Golfo Dulce foi designada como Área Importante para Mamíferos Marinhos pela Força-Tarefa de Áreas Protegidas de Mamíferos Marinhos, baseada em especialistas, em conexão com a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), refletindo a sua importância como habitat para cetáceos. Por lei, todas as águas da Costa Rica são consideradas santuário de baleias e golfinhos.

Além de serem protegidos por lei, as baleias e os golfinhos são celebrados e apreciados pela população do Golfo Dulce com eventos comunitários, murais públicos e muito mais.

Ao longo do ano, são realizados eventos gratuitos na Biblioteca Pública do Golfito para promover a apreciação do valor e da maravilha dos cetáceos. Estes incluíram leituras de livros, oficinas de arte de identificação da barbatana dorsal e apresentações musicais do canto das baleias.

"Temos o prazer de conceder o status de Patrimônio das Baleias ao Golfo Dulce como um dos lugares mais destacados do mundo para observação de baleias, onde a população local reconhece seu patrimônio natural com um profundo sentimento de orgulho e desempenham um papel central na protecção dos cetáceos e dos seus habitats. Parabenizamos o Comitê Diretivo e a comunidade em geral pelo extraordinário trabalho que culminou nesta merecida acreditação", afirma Elizabeth Cuevas, Gerente de Sítios de Patrimônio das Baleias da World Cetacean Alliance.

Agora, além do Golfo Dulce, outros sete lugares têm a creditação: Hervey Bay, na Austrália, The Bluff e Plettenberg Bay, na África do Sul, Dana Point, nos Estados Unidos, Açores, em Portugal e a região entre as ilhas Tenerife e La Gomera, que integram o arquipélago espanhol Canárias. No Brasil, Salvador e Santa Catarina são candidatas à certificação.