Tamanduá-bandeira

Programa de Capacitação Técnica em Desastres está com inscrições abertas

Notícias

Iniciativa tem como objetivo habilitar profissionais para atuação direta no resgate e assistencialismo de animais vítimas de desastres ambientais

Em parceria com Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Universidade Católica Dom Bosco e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul, estamos lançando a Capacitação Técnica em Desastres, que será realizada na modalidade EAD (Ensino à Distância).

O programa tem como objetivo habilitar biólogos, médicos-veterinários, zootecnistas e interessados no trabalho com animais em situações de desastres. 

Faça a sua pré-inscrição

“Estamos comprometidos em ampliar a capacidade de resposta a desastres, fortalecendo a rede de especialistas e voluntários preparados para enfrentar os desafios de proteção à fauna e ao meio ambiente. Neste momento crítico, com eventos extremos e as queimadas no Norte e Centro Oeste,  nossa iniciativa ganha uma relevância ainda maior”, afirma Renata Nitta, Head de Campanhas da Proteção Animal Mundial. 

Naurú, filhote cervo órfão resgatado das queimadas em Mato Grosso no final de 2022

Naurú, filhote cervo órfão resgatado das queimadas em Mato Grosso no final de 2022

A atuação estratégica e bem coordenada desempenha um papel fundamental na eficácia dos esforços de resgate e na segurança dos profissionais envolvidos. O Pantanal, foco principal do treinamento, é um bioma que tem sofrido com secas severas e  incêndios florestais.

A Capacitação Técnica em Desastres é uma ferramenta crucial para a proteção não apenas da fauna silvestre, mas também desse ecossistema único.

“Vimos uma tragédia sem precedentes no Pantanal, com uma perda terrível da fauna. Ter profissionais capacitados para atuar em momentos de desastre como o que presenciamos representa uma resposta mais eficaz para podermos lutar por vidas", comenta Ângelo Rabelo, presidente do Instituto Homem Pantaneiro.

O treinamento estará disponível para participantes de todo o território nacional. A inscrição e a conclusão das atividades ocorrerão por meio da plataforma do CRMV-MS, proporcionando comodidade de acordo com a disponibilidade de tempo e agenda dos interessados.

Faça a sua pré-inscrição

Como é o programa da Capacitação

O programa é composto por introduções dos parceiros envolvidos na iniciativa e 15 módulos de conteúdo. Cada módulo é acompanhado de uma verificação de aprendizado. Os alunos têm até 90 dias para concluir o curso e aqueles que conseguirem desempenho suficiente receberão certificado (digital) de conclusão.

Módulos da Capacitação Técnica em Desastres:

  1. Introdução a desastre
  2. Introdução ao resgate técnico de grandes animais
  3. Ética no trabalho em desastres
  4. Triagem a vítimas e níveis de atendimento emergencial
  5. Incêndio florestal – Características do fogo
  6. Biossegurança no desastre
  7. Sobrevivência e salvamento em mata
  8. SIG – Sistema de Informação Geográfica
  9. Organização padrão estratégica
  10. Técnicas e ferramentas de monitoramento
  11. Aporte nutricional básico
  12. Técnicas de contenção de animais de companhia
  13. Técnicas de contenção de animais silvestres
  14. Legislações e licenças ambientais
  15. Cobertura jornalística

"Esta parceria é um passo importante para a construção de uma rede de pessoas altamente capacitadas para enfrentar os desafios que nosso país enfrenta em relação à preservação da fauna e da natureza em geral. Estamos animados em apoiar a iniciativa e contribuir para um futuro mais seguro para nossa biodiversidade", ressalta Thiago Leite Fraga, Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Mato Grosso do Sul.

Faça a sua pré-inscrição Saiba mais sobre o programa

Saiba mais