Bonnie and Clyde rescue

Após 25 anos em cativeiro, dois ursos são resgatados no Vietnã

Notícias

Os animais, que agora se chamam Bonnie e Clyde, foram resgatados de uma fazenda de bile de urso, onde viviam em condições precárias.

Um esforço conjunto da Proteção Animal Mundial e do Departamento de Proteção Florestal do Vietnã (FPD) ajudou a resgatar dois ursos da província de Binh Duong, no Vietnã. Os dois ursos, agora chamados de Bonnie e Clyde, foram transferidos para o Centro de Resgate de Ursos do Vietnã, administrado pela Animals Asia Foundation (AAF).

Bonne and Clyde were kept in small barren cages

Os dois foram encontrados vivendo em condições precárias em uma fazenda. As gaiolas onde viviam eram apertadas, estavam enferrujadas e os animais mal tinham acesso à luz do sol - muito menos espaço para expressar seus comportamentos naturais.

"Em 2005, o governo vietnamita tornou ilegal a criação de bile de urso, mas uma brecha permitiu que os donos de ursos mantivessem os animais em suas fazendas como 'animais de estimação', o que significa que centenas de ursos ainda têm uma vida de sofrimento em cativeiro no país", comenta Maya Pastakia, Gerente de Campanha Internacional da Proteção Animal Mundial.

"Esses dois lindos ursos, Bonnie e Clyde, foram mantidos em condições cruéis por 25 anos, incapazes de sentir a luz do sol em sua pele e respirar ar fresco, ou vagar e expressar seus comportamentos naturais como normalmente fariam na natureza. O governo vietnamita deve fechar todas as brechas legais restantes para acabar com o sofrimento dos ursos para sempre, garantindo que esta seja a última geração de ursos a sofrer em cativeiro", complementa Maya.

Ao chegar à fazenda, a equipe encontrou os dois ursos em péssimo estado, parecendo lentos e deprimidos. Bonnie teve o pé traseiro direito amputado, devido a ter ficado preso quando era um filhote.

"Desde nossa verificação inicial de saúde no resgate, descobrimos que ambos têm vários problemas de saúde e que precisarão de anos de atenção médica contínua de nossa equipe especializada em ursos e veterinários", conta Tuan Bendixsen, Diretor do Vietnã na Animals Asia Foundation.

Graças ao seu apoio, a missão do resgate foi bem-sucedida. Isso é resultado do nosso programa, em parceria com a FPD, que monitora as fazendas de ursos em busca de animais mantidos ilegalmente, além de persuadir os proprietários a entregar os ursos voluntariamente a santuários.

Our teams monitoring Bonnie and Clyde

Neste caso, Bonnie e Clyde foram entregues voluntariamente. Após serem mantidos em cativeiro por 25 anos, os donos expressaram seu desejo de que os ursos levassem uma vida melhor, já que não podiam fornecer cuidados adequados para eles.

Agora, Bonnie e Clyde poderão ter uma vida tranquila no Centro de Resgate de Ursos do Vietnã, um santuário especializado em vida selvagem e conhecido por seu compromisso com o bem-estar animal.

"Depois de uma jornada de quatro dias, eles estão de volta em segurança ao santuário da Animals Asia em Tam Dao. Estamos ansiosos para cuidar deles e vê-los viver a vida de liberdade e bondade que tanto merecem", complementa o Diretor.

Graças a esses esforços colaborativos, agora há mais ursos em santuários administrados por ONGs e centros de resgate do governo do que em fazendas no Vietnã. São 226 ursos em fazendas e 336 em centros de resgate e santuários.

Juntos, podemos proteger os ursos da cruel vida em cativeiro.

Fotos: Proteção Animal Mundial / OneTouch Connections

Bonnie e Clyde poderão ter uma vida tranquila no Centro de Resgate de Ursos do Vietnã, um santuário especializado em vida selvagem e conhecido por seu compromisso com o bem-estar animal.