
Atropelamentos de animais em estradas custam vidas humanas também
Notícias
Como um Projeto de Lei pode salvar milhões de vidas nas estradas brasileiras. O PL 466/2015 está pronto para votação e pode transformar nossas estradas em espaços mais seguros para pessoas e animais.
A cada 15 segundos, um animal silvestre perde a vida nas estradas do Brasil, de acordo com o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE). Além das milhões de mortes anuais, esses acidentes envolvendo os animais também colocam em risco a vida de motoristas e passageiros, resultando em ferimentos, fatalidades e prejuízos milionários ao país.
Pensando em uma solução para isso, a Proteção Animal Mundial, junto a outras 61 organizações, lançou o manifesto “A Fauna Pede Passagem: por vidas humanas e animais”. O manifesto é um chamado por ação em apoio ao Projeto de Lei 466/2015, que garante passagens de fauna seguras pelas estradas brasileiras.
O Projeto propõe soluções concretas e eficazes, como a construção de túneis e viadutos exclusivos para a travessia de animais, a definição clara de responsabilidades entre concessionárias e governos, e a criação de um cadastro nacional de atropelamentos de fauna, uma base de dados que permitirá construir políticas públicas com base em evidências.
Queremos reforçar o nosso apoio à aprovação do PL 466/2015. Uma oportunidade real de transformar nossas estradas em espaços mais seguros, tanto para a biodiversidade quanto para as pessoas. Uma pesquisa demonstrou que, onde passagens de fauna foram instaladas, os atropelamentos caíram em até 27%. Ou seja, é possível mudar essa realidade, e o custo de implementar essas soluções é muito menor do que os prejuízos humanos, econômicos e ambientais que sofremos todos os anos.
Nosso chamado é claro: precisamos que o Congresso coloque esse projeto para votação e aprove a lei. É um passo essencial para que o Brasil avance em segurança viária, responsabilidade socioambiental e compromisso com a vida.
Acesse o manifesto “A Fauna Pede Passagem: por vidas humanas e animais”