Karina Ishida durante a audiência pública sobre bem-estar animal e sua relação com o meio-ambiente em Brasília

Bem-estar animal e a relação com o meio-ambiente é tema de audiência pública na Câmara dos Deputados

Notícias

Pesquisadores, autoridades e representantes da sociedade civil chamaram a atenção para o impacto da pecuária intensiva nas questões climáticas

A Proteção Animal Mundial participou, na última quinta-feira (17), da audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Representando a entidade, a médica-veterinária Karina Ishida, coordenadora de Campanha de Sistemas Alimentares da Proteção Animal Mundial, fez um alerta sobre o uso excessivo de antibióticos sem finalidade terapêutica nos animais criados no sistema de pecuária intensiva

“A estimativa, segundo estudo que realizamos recentemente em parceria com a Universidade de Bolonha, é que 80% dos antibióticos utilizados em animais criados nesse tipo de ambiente é para fins de engorda e também para evitar que o estresse causado pelas condições aos quais são submetidos não comprometa a imunidade deles. É importante destacar que animais criados em ambientes nos quais o bem-estar é priorizado, o antibiótico só é aplicado em caso de doença, o que é o recomendado”, explica Karina.

A médica-veterinária chama a atenção sobre os danos para a saúde humana como consequência dessa prática.

“A resistência aos antibióticos será a principal causa de morte no mundo em 2050, superando câncer, diabetes, doenças do coração e até acidentes de trânsito. Por isso, é necessário rever urgentemente essa prática”, afirma.

audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Câmara dos Deputados, em Brasília

Karina Ishida durante a audiência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Imagem: Natália Figueiredo/Proteção Animal Mundial

Outro ponto de atenção é a perda da biodiversidade no Brasil relacionada à exploração animal e às mudanças do uso do solo, com finalidade de cultivo de grãos para a produção de ração animal. Ao exibir fotos de queimadas, Karina comentou: “É de cortar o coração”.

A audiência pública “Nexus entre bem-estar animal, ambiente e desenvolvimento sustentável” contou também com a participação da diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vanessa Negrini; do pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Celso Funcia Lemme; da diretora-executiva da Mercy for Animals no Brasil, Cristina Mendonça e do especialista em Políticas Públicas da The Good Food Institute Brasil, Alysson Soares.

O objetivo foi debater a resolução do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, aprovada em março de 2022, que trata da relação entre o bem-estar animal, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

A audiência pública foi presidida pelo deputado federal Bruno Ganem (PODE- SP).

Você quer saber mais sobre a relação entre a pecuária industrial intensiva e a resistência antimicrobiana?

Conheça a nossa campanha Haja Estômago!