
Documentário “BR-163: Progresso para quem?” é reconhecido em festivais nacionais e internacionais
Notícias
Lançado em setembro de 2024, o curta-metragem expõe a conexão entre a expansão agropecuária ao longo da rodovia BR-163 e o desmatamento desenfreado
Nosso filme “BR-163: Progresso para quem?” foi lançado no Dia da Amazônia de 2024, 5 de setembro, e tinha como tema central debater sobre o então desenvolvimento desenfreado do país que tem como objetivo atender as demandas do agronegócio.
O documentário, que expôs como esse “desenvolvimento” tem ameaçado os animais silvestres, as comunidades tradicionais, o meio ambiente e os povos indígenas, foi reconhecido em diversos festivais audiovisuais, tanto nacionais, quanto internacionais.
Festivais e premiações
Offcine
Além de participar da mostra no tradicional festival em Varginha (MG), o documentário foi premiado como melhor filme e melhor direção e ficou em segundo lugar com trilha sonora e produção.
Ozarks Film Summit & YonderFest
Realizado em Missouri, nos Estados Unidos, o documentário recebeu menção honrosa.
Earth In Focus Singapore Nature Film Festival
O filme foi selecionado para ser exibido no maior festival ambiental de Singapura, evento que celebra o mundo natural por meio de lentes cinematográficas e filmes provocativos.
Webseries & Film Festival
O curta ganhou como melhor roteiro nesse festival que fica em Lima, no Peru.
Golden FEMI Film Festival
Além da seleção para esse festival de cultura inovador localizado em Sofia, na Bulgária, o documentário foi indicado a melhor curta-metragem.
Festival Amazônias
Festival dedicado a exibir filmes que abordam temáticas no bioma amazônico, O Cine Amazônias premiou o curta-metragem documental como melhor filme na Mostra Ataíde.
7º FICASC - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense
O documentário foi selecionado para ser exibido nesse festival, que promove reflexões sobre como as pessoas podem tornar o futuro mais sustentável.