
Documentário “BR-163: Progresso para quem?” é reconhecido em festivais nacionais e internacionais
Notícias
Lançado em setembro de 2024, o curta-metragem expõe a conexão entre a expansão agropecuária ao longo da rodovia BR-163 e o desmatamento desenfreado
Nosso filme “BR-163: Progresso para quem?” foi lançado no Dia da Amazônia de 2024, 5 de setembro, e tinha como tema central debater sobre o então desenvolvimento desenfreado do país que tem como objetivo atender as demandas do agronegócio.
O documentário, que expôs como esse “desenvolvimento” tem ameaçado os animais silvestres, as comunidades tradicionais, o meio ambiente e os povos indígenas, foi reconhecido em diversos festivais audiovisuais, tanto nacionais, quanto internacionais.
Festivais e premiações
Offcine: Além de participar da mostra no tradicional festival em Varginha (MG), o documentário foi premiado como melhor filme e melhor direção e ficou em segundo lugar com trilha sonora e produção.
Ozarks Film Summit & YonderFest: Realizado em Missouri, nos Estados Unidos, o documentário recebeu menção honrosa.
Earth In Focus Singapore Nature Film Festival: O filme foi selecionado para ser exibido no maior festival ambiental de Singapura, evento que celebra o mundo natural por meio de lentes cinematográficas e filmes provocativos.
Webseries & Film Festival: O curta ganhou como melhor roteiro nesse festival que fica em Lima, no Peru.
Golden FEMI Film Festival: Além da seleção para esse festival de cultura inovador localizado em Sofia, na Bulgária, o documentário foi indicado a melhor curta-metragem.
Festival Amazônias: Festival dedicado a exibir filmes que abordam temáticas no bioma amazônico, O Cine Amazônias premiou o curta-metragem documental como melhor filme na Mostra Ataíde.
7º FICASC - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense: O documentário foi selecionado para ser exibido nesse festival, que promove reflexões sobre como as pessoas podem tornar o futuro mais sustentável.