
BRICS e o futuro compartilhado: justiça climática, alimentos e florestas na agenda comum
Notícias
Grupo reúne esforços para acelerar financiamento acessível e transições sustentáveis, com foco no apoio a pequenos produtores e preservação ambiental.
BRICS SUMMIT 2025: A Cúpula do BRICS de 2025 foi realizada nos últimos dias 06 e 07 de julho no Rio de Janeiro. A Declaração dos Líderes apresentou uma agenda integrada que articula clima, segurança alimentar e biodiversidade com foco na justiça climática, financiamento acessível e fortalecimento do papel dos países em desenvolvimento. O grupo reafirmou o compromisso com o Acordo de Paris e apoiou a presidência brasileira da COP30, destacando a importância da cooperação internacional e da implementação de meios eficazes para adaptação e mitigação (itens 81 e 83 da Declaração).
No campo alimentar, os BRICS destacam o apoio a pequenos produtores e à inovação tecnológica sustentável, propondo ações como a Bolsa de Grãos do BRICS, sistemas de reserva e certificação unificada (itens 69 e 70). A biodiversidade é reconhecida como essencial para o desenvolvimento sustentável, com destaque para a implementação do Quadro Kunming-Montreal e iniciativas florestais como a “Unidos por Nossas Florestas” (item 93).
Os Brics são de suma importância para as exportações do Brasil, segundo o Secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luis Ruas “ o Brasil exportou no ano passado cerca de US$ 165 bilhões em produtos agropecuários, mais de 60 milhões, ou seja 41% de tudo que nós exportamos, foram para os países do Brics”.