Conheça os vencedores do concurso “Métodos Substitutivos ao Uso Prejudicial de Animais no Ensino” da World Animal Protection
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Participantes de toda América Latina enviaram propostas inovadoras para acabar com a crueldade em sala de aula
A World Animal Protection anunciou, nesta quarta-feira (16), os três vencedores do nosso concurso "Métodos substitutivos ao uso prejudicial de animais no ensino humanitário da Medicina Veterinária e Zootecnia na América Latina".
Uma comissão julgadora selecionou as três propostas mais inovadoras, enviadas por professores que já promovem um ensino ético em cursos como Medicina Veterinária e Zootecnia.
O prêmio (veja aqui) inclui manequins e modelos ósseos de animais, além de simuladores que substituem o uso prejudicial de animais em aula.
Conheça abaixo os vencedores!
1º lugar
Praticando a Técnica Cirúrgica de A à Z: diérese, hemostasia e síntese em cadáveres preservados
Premiada: Profª. Dra. Julia Maria Matera
Disciplina: Técnica Cirúrgica
Instituição: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - Universidade de São Paulo.
Descrição: Conjunto de técnicas pedagógicas substitutivas que permitem o ensino e treinamento de diferentes técnicas cirúrgicas e seus respectivos tempos (diérese, hemostasia e síntese) sem o uso de animais vivos. Desenvolvimento de cadáveres preservados pela solução de Larsen modificada e cadáveres preservados que simulam sangramento por meio de bombeamento de sangue artificial, permitindo o também o o aprendizado e treinamento de técnicas hemostáticas
2º lugar
Empleo de maquetas como recurso pedagógico, para la intubación oro traqueal y ventilación a presión positiva en la enseñanza de la anestesiología veterinaria.
Premiado: Prof. Pablo Otero
Disciplina: Anestesiologia
Instituição: Facultad de Ciencias Veterinarias de la Universidad de Buenos Aires.
Descrição: Desenvolvimento e aplicação de um modelo constituído por um crânio, com a reprodução das vias aéreas superiores, para treinamento de intubação endotraqueal e manobras de ventilação e pressão positiva em cães.
3º lugar
Modelo de sondagem uretral em cadela
Premiada: Profª. Simone Tostes de Oliveira Stedile
Disciplina: Semiologia Veterinária
Instituição: Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade Federal do Paraná
Descrição: Desenvolvimento de modelo artificial mimetizando trato gênito-urinário de cadela para ensino e treinamento de sondagem uretral em aulas de semiologia.
Critérios de avaliação
As três propostas foram escolhidas seguindo critérios pré-estabelecidos, levando em consideração: a originalidade do método; a inovação; o impacto do uso deste método substitutivo no corpo docente e no corpo discente; a eficácia pedagógica e possiblidade de replicação em outras escolas; e principalmente o impacto na redução e/ou eliminação do uso prejudicial de animais no ensino da medicina veterinária.
Veja nosso guia de alternativas humanitárias no ensino.
Sabemos que o ganho de habilidades por parte dos estudantes depende de ensino e treinamento adequado e que, muitas vezes, exige práticas repetitivas em animais. Por outro lado, estas práticas podem infligir dor e sofrimento.
Por isso, é necessário criar métodos substitutivos de qualidade, que garantam uma eficácia pedagógica e que possam ser replicados em qualquer ambiente acadêmico.
As práticas vencedoras demostraram ser relevantes, eficazes e viáveis; pois mimetizam praticas clínicas, cirúrgicas e semiológicas relevantes para a formação do futuro médico veterinário.
Agradecimentos
Parabenizamos os docentes que desenvolveram tais métodos e que puderam servir de exemplo dentro e fora de seus ambientes acadêmicos. Esperamos que, agora, possam também servir de exemplo a outros colegas em diferentes regiões e países.
A World Animal Protection gostaria ainda de parabenizar todos os participantes pelos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais, evitando que estes sejam utilizados de forma prejudicial em salas de aula. Promovendo, assim, um ensino ético e humanitário da medicina veterinária em nosso continente.
Foram inscritos trabalhos criativos, inovadores e que colaboram diariamente para evitar o sofrimento dos animais nas faculdades da América Latina