Leões criados em cativeiro na África Sul, atrás de grades.

Criação de leões em cativeiro na África do Sul está alimentando o comércio ilegal de ossos de grandes felinos

Notícias

No Dia Mundial do Leão, lançamos um relatório que expõe o horror por trás da criação de leões em cativeiro e como essa indústria está alimentando o mercado global de animais silvestres.

Neste Dia Mundial do Leão, estamos lançando um novo relatório que expõe como a indústria da criação de leões em cativeiro da África do Sul está conectado com sindicatos do crime internacional.

O material, disponível em inglês, Putting a Stop to Cruelty ("Colocando um ponto final na crueldade", em português), apresenta evidências angustiantes de fontes anônimas sobre fazendas de leões "off grid", que operam sem regulamentação e são responsáveis ​​por uma série de práticas antiéticas. Esses estabelecimentos encobrem suas atividades ilegais de exportação de ossos de leão para a medicina tradicional asiática.

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

Grupo de filhotes de lões brancos separados de suas mães.

Filhotes de leão demonstram estar com medo e estressados. Os animais foram recentemente separados de suas mães.

As evidências incluem:

  • Cenas de leões em condições deploráveis, em recintos sujos e estéreis, com falta de cuidados e alimentação adequada;
  • Práticas desumanas de abate, onde os leões são processados ​​no local em condições chocantes, com falta de higiene e segurança.

A realidade da criação de leões em cativeiro na África do Sul

Estima-se que milhares de leões e outros grandes felinos estejam sendo criados em cativeiro em mais de 350 instalações em toda a África do Sul. Essa situação é preocupante, pois alguns estabelecimentos fazem uso de táticas para evitar a detecção, como câmeras de segurança, patrulhas e aplicativos de mensagens durante as inspeções.

Leão branco com lesão na pele.

Leão-branco com machucados na pele - uma possível complicação de sarna.

“A eliminação voluntária da indústria por si só não será suficiente para interromper a exploração comercial de leões em cativeiro na África do Sul. Agora sabemos que algumas fazendas de leões "off grid" fazem de tudo para evitar a detecção. As instalações usam várias táticas, como câmeras de segurança, patrulhas e aplicativos de mensagens para evitar a detecção durante as inspeções para ocultar atividades ilegais”, reforça o Chefe Global de Pesquisa da Vida Selvagem da Proteção Animal Mundial, Dr. Neil D'Cruze. 

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

O governo sul-africado precisa acabar com isso

A falta de regulamentação adequada permitiu que as fazendas operassem em uma área legal ambígua, mascarando suas atividades ilegais como negócios legítimos. Infelizmente, o governo sul-africano revogou sua promessa de fechar a indústria de criação de leões em 2021, e essa falta de clareza em relação ao futuro da indústria tem permitido que tais práticas persistam, ameaçando a posição do país como líder em conservação.

“Pedimos ao governo sul-africano que cumpra sua decisão de 2021 e ponha um fim definitivo à indústria de criação de leões em cativeiro, o que tornará a detecção e prevenção do comércio ilegal mais fácil. Só então nossa reputação como líder em conservação será restaurada e o bem-estar dos leões cativos do país e de outros grandes felinos será garantido”, reforça Dra. Louise de Waal, diretora e gerente de campanha da Blood Lions. 

Por isso nós, em parceria com a Blood Lions, entregamos as descobertas ao governo sul-africano.

Para apoiar a causa, os cidadãos sul-africanos são encorajados a manifestar seu apoio à eliminação gradual da indústria de criação de leões em cativeiro, registrando seu apoio em um site específico.

Leia o relatório*

*Disponível em inglês

Os turistas também podem lutar contra esse comércio

É importante que turistas e visitantes evitem locais e atrações que explorem leões e outros grandes felinos para entretenimento, como acariciar filhotes e caminhar com leões.

Essa conscientização é essencial para garantir o bem-estar dos leões cativos do país e proteger esses animais de práticas inaceitáveis.

Somente com ações concretas podemos restaurar a representação do país como líder em conservação e proteção animal.