Delfín rosado

Este menino impediu a morte de um boto... e você também pode!

Notícias

Projeto educativo no Amazonas pretende transformar a realidade do boto cor-de-rosa

No coração das crianças está a esperança de mudança. E é justamente isso que nós estamos fazendo: empoderando os pequenos moradores da Amazônia para que possam influenciar as comunidades onde vivem e evitar a morte cruel de mais botos cor-de-rosa – usados como isca para pescar a piracatinga, um bagre carniceiro nativo dos rios brasileiros.

Para Jake, de 8 anos, morador de Porto Braga, o boto cor-de-rosa é um amigo.

Ele deixou isto muito claro quando estava pescando com o seu tio e eles avistaram um boto. Preocupado que o animal interferisse, o tio imediatamente ordenou: “Me passa o arpão para matar o boto, não quero que ele coma os peixes”. Mas Jake se recusou. Deu uma bronca: “Tio, não é para matar o boto. Ele é nosso amigo”.

jakefinal

“O que Jake disse mexeu comigo; soltei as redes e compreendi a importância do boto cor-de-rosa para nossa comunidade”, contou Jones Martins, tio de Jake.

Assim como Jake, mais de 70 alunos e 150 ribeirinhos aprenderam sobre a importância dos botos cor-de-rosa em oficinas realizadas pela World Animal Protection nas comunidades de Porto Braga.

Mudando o coração da Amazônia

Durante 6 meses, os professores locais incluíram em suas aulas uma série de exercícios sobre a biologia do boto, as ameaças que o acercam e o jogo educativo “Apú e o espírito do rio” (desenvolvido pela World Animal Protection). Esse trabalho contínuo permitiu que os ribeirinhos compreendessem por que os botos são tão importantes para as suas comunidades.

cierre_projecto

Lucimara da Silva, professora que participou do projeto, explicou que “como professores, podemos trabalhar com os estudantes e a comunidade e evitar que mais botos sejam usados como isca”.

A educação também mudou a visão de Arloane Oliveira, moradora da comunidade. “O boto cor-de-rosa é nosso amigo. Eu tinha medo dele, mas já não tenho mais. O projeto mudou nossas vidas. Antes a gente matava o boto, mas agora entendemos sua importância”, contou.

Neste ano, estamos trabalhando para replicar iniciativas assim e fazer com que mais pessoas aprendam sobre o boto cor-de-rosa e a sua importância para o ecossistema. 

Junte-se a essa campanha 

O futuro do boto cor-de-rosa da Amazônia também está nas suas mãos.

Assine e compartilhe nossa petição. Faça parte da mudança.

“Ver como as crianças se aproximaram e se interessaram mais pelo boto, e perderam o medo, foi algo muito gratificante. Roberto Vieto, Oficial de Vida Silvestre da World Animal Protection