Fashion runway

Moda livre do uso de vida silvestre ganha apoio em Fashion Week australiana

Notícias

Endosso de estilistas, modelos, influenciadores e marcas é importante para disseminar e consolidar avanços pela proteção animal na indústria da moda de todo o mundo

O quarto dia da Afterpay Australian Fashion Week (AAFW), em Sydney, viu frequentadores engajados mostrarem seu apoio à moda livre de crueldade, com modelos e influenciadores pedindo mudanças ao lado de representantes de entidades de bem-estar animal.

Em parceria com o grupo de moda ética Collective Fashion Justice, nossa equipe da Austrália sediou uma ativação no quarto e último dia da tradicional semana de moda australiana pedindo a proibição ao uso de peles, couros exóticos e penas na moda. A ação também foi uma saudação pública à manifestação recente da patrocinadora do evento, a fintech Afterpay, de pretender caminhar em direção a um futuro sem vida silvestre na semana de moda que acontece anualmente desde 1996.

A Afterpay confirmou recentemente ter acertado com designers a garantia de que nenhuma pele ou couro exótico fosse usada nos desfiles da semana de moda deste ano. Assegurou também que seguirá trabalhando com a Proteção Animal Mundial, com a Collective Fashion Justice e a Four Paws em novos progressos no tema. 

Charlene Davies, modelo e influenciadora na Austrália, posando em frente à ativação da Proteção Animal Mundial no evento

A mudança acontece justamente quando a outra importante semana de moda australiana, a Melbourne Fashion Week, aprimora sua política sobre o assunto, passando a banir peles e couros exóticos de seu evento.

A crueldade está fora de moda

Os movimentos ocorrem após o lançamento do novo relatório “Cruelty is Out of Fashion” (“Crueldade Fora de Moda”), elaborado pelo nosso escritório australiano (disponível somente em inglês), que detalha quem na indústria da moda está liderando ações para evitar a crueldade animal e quem está ficando para trás.

Leia o relatório

O crescente apoio da indústria à moda ética fez com que marcas australianas relevantes, incluindo um dos grandes destaques da AAFW, a Dyspnea, bem como Asiyam Isabelle Quinn, TWOOBS, Unreal Fur Sans Beast e outras se juntassem em defesa de pedidos pelo banimento de materiais provenientes de animais silvestres na semana de moda de Sydney.

Vimos uma resposta extremamente positiva dos participantes, a maioria dos quais não queria ver produtos de animais silvestres na passarela. Isso envia a mensagem aos organizadores de que é hora da indústria alinhar suas práticas com as expectativas da comunidade”, analisou o diretor do escritório da Proteção Animal Mundial na Austrália, Ben Pearson. 

Saudamos o envolvimento da Afterpay nesta questão e esperamos trabalhar com eles para implementar a proibição de peles, penas e couros exóticos em shows futuros. Gostaríamos de trabalhar com todos os organizadores de eventos, marcas e patrocinadores para criar uma indústria da moda mais ética”, complementou Pearson.

“Em um mar de alternativas éticas e sustentáveis, não há desculpa para os organizadores de eventos de moda e patrocinadores ainda permitirem a crueldade nas passarelas. Não há como transformar um animal silvestre em casaco, bolsa ou sapato sem causar imenso sofrimento. O mundo todo deve se espelhar nesse exemplo da Austrália. Isso é verdade tanto lá quanto aqui no Brasil, onde temos uma vida silvestre rica e abundante, mas cada vez mais ameaçada”, complementa o diretor-interino do escritório da Proteção Animal Mundial no Brasil, João Almeida.