A six-month-old water buffalo calf and two adult female goats in the rubble of their former shelter, Kavre District, Nepal.

Novo terremoto intensifica socorro aos animais no Nepal

Notícias

Apenas duas semanas após seu maior terremoto em 80 anos, o Nepal foi novamente atingindo por um tremor. Desta vez, de magnitude 7.3.

O segundo desastre causou danos graves e impactou os esforços iniciais de recuperar o país. A World Animal Protection já estava no Nepal para socorrer os animais feridos no primeiro terremoto. 

"Vimos cães dormindo sobre os destroços de seus antigos lares, gado sem abrigo e muitos animais precisando de atendimento emergencial". O sofrimento impressionou Maheshwari e a equipe de veterinários locais. Felizmente, todos os voluntários em campo estão bem.

"Estamos trabalhando sem parar para ajudá-los", garantiu Maheshwari, "os animais foram muito afetados". 

O perigo não passou

Nosso diretor de comunicação em desastres, Scott Cantin, teme que a nova tragédia faça uma população já fragilizada passar por um sofrimento inimaginável. 

"Na semana passada, vi pessoas colocando sua própria vida em risco para dividir seu abrigo e o pouco de comida que tinham com seus animais. Se antes a nossa ajuda já era urgente, agora ela pode ser a diferença entre vida e morte”, avalia. 

Hansen Thambi Prem está no Nepal desde o primeiro terremoto e afirmou que sua experiência neste desastre tem sido diferente de todos os anteriores. "Os novos tremores nos lembram que o perigo ainda não passou. Às vezes, no meio da noite, sentimos tremores mais fortes e nos juntamos aos nepaleses na rua”. 

segundo_det_tcm28-44621

Segundo Prem, só agora os animais escondidos começaram a sair de seus abrigos. "Seu medo está sendo superado pela fome e pela necessidade de cuidados", observa ele. 

Devido ao segundo terremoto, a equipe que deixou o Nepal na última semana para organizar a próxima fase do plano emergencial retornou ao país. A World Animal Protection irá intensificar esforços para socorrer o maior número possível de animais. 

Acompanhe

Para receber atualizações sobre as nossas atividades no Nepal ou em outros desastres ao redor do mundo, siga a World Animal Protection no Facebook e no Twitter.

Os animais foram muito afetados. Estamos trabalhando sem parar para ajudá-los

Saiba mais