ONGs e protetores recebem 23 toneladas de ração para cães e gatos
Notícias
Com a pandemia do novo coronavírus, milhares de animais passam fome nas ruas e em abrigos. Veja como você pode ajudar.
A pandemia de COVID-19 também trouxe sérias consequências para os cães e gatos que vivem nas ruas e em abrigos no Brasil: a fome.
Por causa da diminuição da circulação de pessoas nas ruas e do fechamento de bares e restaurantes em muitas cidades brasileiras, esses animais perderam, de um dia para o outro, suas principais fontes de alimento.
Para garantir que cães e gatos consigam se alimentar durante o período de crise, doamos 23 toneladas de ração para ONGs e protetores de animais no Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Veja os detalhes e saiba como como ajudar:
Grupo de Apoio ao Bem-estar Animal (GABA)
Fortaleza (CE)
Doação: 300 Kg de ração
O Grupo de Apoio ao Bem-estar Animal (GABA) é um grupo de voluntários que ajuda os animais que vivem no campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É formado por estudantes universitários de diversos cursos, professores, servidores e membros da comunidade.
Além de oferecer alimentação diária aos animais, realiza um programa de controle populacional, promove atividades de educação sobre posse responsável e prevenção de abandono no campus, além de organizar feiras de adoções em shoppings da cidade.
Para ajudar o GABA Fortaleza, acesse: https://www.instagram.com/gabafortal/
Movimento Patas Unidas
Fortaleza (CE)
Doação: 4,3 toneladas de ração
O Movimento Patas Unidas foi criado para ajudar os animais que estão sofrendo com a pandemia do coronavírus. É uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a Comissão de Defesa do Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE), protetores de animais independentes e a Sociedade Protetora Ambiental – SPA.
O projeto ajuda animais abandonados que vivem na região metropolitana de Fortaleza e em abrigos, lares temporários e ONGs, levando alimentos até aqueles que mais precisam.
Anjos de patas
Alfenas (MG)
Doação: 940 kg de ração
A Anjos de Patas atua diretamente na prevenção de maus-tratos e abandono e em ações de controle populacional ético de cães e gatos. Também promove um programa de educação para a guarda responsável, o PET+, em escolas, prefeituras e outras organizações.
A ONG abriga 15 cães e dois gatos resgatados de situações de maus-tratos. O trabalho é mantido por doações da comunidade e trabalho de voluntários.
Para ajudar a Anjo de Patas Alfenas, acesse: https://www.facebook.com/anjosdepatasongalfenas/
Anjos de patas
Indaiatuba (SP)
Doação: 725 Kg
A Anjos de Patas trabalha na prevenção e combate aos maus-tratos contra os animais. Atualmente, cuida de mais de duzentos animais, entre cães e gatos, em dois abrigos e em lares voluntários temporários.
A ONG é mantida por doações mensais, bazares, pedágios e eventos. Todos os meses, resgatam 10 animais em situação de extremo risco.
Para ajudar a Anjos de Patas Indaiatuba, acesse: https://www.facebook.com/anjosdepatasindaiatubasp/
Coordenadoria de Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP)
São Paulo (SP)
Doação com apoio da Purina Nestlé: 13 toneladas
A Coordenadoria de Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) da cidade de São Paulo é responsável pelo controle reprodutivo de cães e gatos, identificação e registro de animais, adoção e promoção do conceito da guarda responsável em todo município.
A doação será distribuída entre centenas de cães e gatos que vivem nas ruas e em aldeias indígenas na cidade de São Paulo.
Para ajudar a COSAP São Paulo, entre em contato pelo e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br
S.O.S. Vira-lata
Criciúma (SC)
Doação: 1 tonelada
A S.O.S. Vira-lata promove o bem-estar, proteção e amparo aos animais da cidade de Criciúma. A organização ajuda os animais que vivem nas ruas por meio de campanhas de castração, identificação com microchip, desparasitização e vacinação. Também mantém alguns deles em lares temporários até a adoção. Mais de 4 mil animais encontraram novos lares graças às suas ações.
Além de atuar com os cães e gatos de rua, a organização trabalha com o poder público municipal e atuou na criação do projeto de lei de bem-estar animal da cidade.
A ONG é mantida com doações de sócios e apoiadores da causa animal.
Para ajudara S.O.S. Vira-lata de Criciúma, acesse: https://www.facebook.com/sosviralata/
Grupo de Apoio a Entidades Protetoras dos Animais (GAEPA)
São Leopoldo (RS)
Doação: 1 tonelada
O Grupo de Apoio a Entidades Protetoras dos Animais (GAEPA) de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, apoia o trabalho de ONGs e grupo protetores de animais independentes. Atualmente, a organização ajuda 150 animais e está ajudando cães e gatos que vivem nas ruas de outras cidades da região.
Para ajudar o GAEPA, acesse: https://www.facebook.com/gaepabrasil/
Você também pode ajudar os animais que vivem nas ruas
Além das instituições e ONGs acima, você pode ajudar organizações e protetores locais em sua cidade. Ajude os animais com doações de ração e outros itens ou se ofereça como voluntário.
Se você puder, disponibilize água e ração na calçada da sua casa para cães e gatos.