Participe do concurso de fotografia do Dia Mundial de Combate à Raiva

Participe do concurso de fotografia do Dia Mundial de Combate à Raiva

Notícias

Interessados podem enviar até três fotos que destaquem a prevenção e controle da raiva na América Latina

Durante o último REDIPRA, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) lançou um concurso de fotografia. A iniciativa conta com o apoio da World Animal Protection e busca ilustrar os esforços na América Latina para erradicar a raiva.

“O concurso é uma ferramenta a mais no combate à doença”, explica o diretor do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, Ottorino Cosivi. “É urgente que todos nos unamos para acabar com a raiva nas Américas: governos, ONGs, organizações nacionais e internacionais, a comunidade científica, a sociedade civil e a população em geral”.

“Juntos pelo fim da raiva” é o tema central do Dia Mundial de Combate à Raiva deste ano, que acontece em 28 de setembro.

Como participar

Os interessados no concurso devem inscrever até três fotografias que destaquem a prevenção e controle da raiva. Estas atividades podem incluir a vacinação canina, ações educativas e tratamento de pessoas expostas à doença.

Conheça o regulamento e inscreva-se aqui.

As fotos podem ser enviadas até 31 de outubro. O anúncio dos vencedores será feito em dezembro e suas fotografias, escolhidas por um júri especializado, serão expostas nos canais de comunicação da OPAS/OMS. Os ganhadores também receberão um certificado.

Proteção aos animais

Apesar de sua baixa incidência, casos da doença continuam a ser registrados na América Latina, inclusive no Brasil.

Os cães são foco das campanhas de prevenção por estarem entre os principais transmissores da doença.  Animais como morcegos também podem transmitir o vírus para humanos e para outras espécies, como bois e gatos.

A vacinação ajuda a proteger tanto a sociedade, quanto esses animais. Evitando que o ciclo de transmissão se perpetue e evitando também que cachorros sejam mortos cruelmente – uma medida preventiva equivocada, mas ainda praticada em algumas regiões.

Conheça nosso trabalho contra o sacrifício desumano de cães.

“O concurso é uma ferramenta a mais no combate à doença. É urgente que todos nos unamos para acabar com a raiva nas Américas.