Relatório aponta empresas que mais se preocupam com o bem-estar de animais de fazenda
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Levantamento da World Animal Protection mostrou que algumas companhias têm priorizado o assunto, enquanto gigantes do fast-food ficam para trás
Em 2016, apenas 13 das 99 companhias avaliadas ocuparam os dois patamares mais altos do relatório (níveis 1 e 2), entre elas Cranswick e Migros (Inglaterra), Coop Group (Suíça), Cargill, McDonalds e Unilever. Essas empresas demonstraram forte compromisso com o bem-estar dos animais e estabeleceram sistemas e processos para gestão do tema.
Veja o ranking completo
Também nesse ano, outras 26 subiram pelo menos um patamar na comparação com o ano anterior, como é o caso de empresas que atuam no Brasil como BRF, Carrefour e Mondelēz International.
“O tema ainda não é de alta prioridade para grande parte das empresas, ou seja, há um longo caminho a percorrer. Mas é bom perceber que há um grupo crescente trabalhando para melhorar esses padrões”, comenta José Rodolfo Ciocca, gerente de Campanhas de Animais de Fazenda da World Animal Protection.
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Criado para encorajar a indústria de alimentos a melhorar seus padrões de bem-estar animal, o relatório da Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) analisa como as maiores empresas do setor gerenciam e divulgam práticas que promovem o bem-estar de animais de fazenda.
Desde sua primeira edição em 2012, o número de companhias que publicaram políticas de bem-estar animal cresceu 27% e o das que divulgaram metas para o bem-estar animal, 39%.
Um longo caminho pela frente
Apesar da tendência positiva, ainda há muito trabalho a ser feito pelas empresas que ocupam os piores lugares no ranking.
Algumas das gigantes do fast-food estão nos níveis mais baixos. O Grupo Domino's Pizza PLC, dono da rede de pizzarias Domino’s, está no nível 6, ao lado de Kraft Heinz, fabricante dos produtos das linhas Quero e Heinz no Brasil. Essas empresas não apresentaram nenhuma evidência de bem-estar para animais de fazenda em suas agendas de negócios.
Já Starbucks, Restaurante Brands International (proprietária do Burger King) e Yum! (proprietária da KFC) estão no nível 5, o que indica que o assunto está em suas agendas de negócios, mas com pouca evidência de implementação.
“Houve progresso, mas 42 das 99 companhias, entre elas Burger King, Grupo Domino’s Pizza PLC e Starbucks, aparecem nos níveis mais baixos (níveis 5 e 6), o que mostra que ainda há muito trabalho a ser feito para que o tema bem-estar animal esteja de fato na agenda de negócios de algumas das grandes empresas alimentícias globais”, explica Nicky Amos, diretor executivoda BBFAW.
Ranking das empresas
O relatório BBFAW é produzido anualmente pela World Animal Protection em parceria com a Compassion in World Farming e a Coller Capital. Acesse aqui (em inglês)
Nele, as empresas são avaliadas de acordo com suas abordagens sobre o tema do bem-estar dos animais de fazenda, considerando-se: compromisso e política de gestão; governança e implementação de políticas; liderança e inovação; e relatórios de desempenho e impacto. As avaliações se baseiam em informações publicadas pelas companhias.
Além das conquistas da indústria alimentícia, o relatório destaca o importante papel dos investidores institucionais na melhoria das práticas de bem-estar animal em toda a indústria de alimentos.
Confira a posição das empresas no ranking 2016:
Nível 1
- Coop Group - Suíça
 - Cranswick
 - Marks & Spencer
 - Migros
 - Noble Foods
 - Waitrose
 
Nível 2
- BRF
 - Cargill
 - Co-op (Reino Unido)
 - Greggs
 - McDonald's
 - Tesco
 - Unilever
 
Nível 3
- Arla Foods
 - Barilla
 - Danish Crown
 - Ferrero
 - FrieslandCampina
 - Groupe Danone
 - Hormel Foods
 - J Sainsbury
 - JBS
 - Kaufland/Schwarz
 - Metro
 - Mitchells & Butlers
 - Nestlé
 - Premier Foods
 - Sodexo
 - Subway
 - Sysco Corp
 - Tyson Foods
 - Vion Food Group
 - Walmart
 - Wendy's
 - Wm Morrison
 
Nível 4
- 2 Sisters Food Group
 - Ahold Delhaize
 - Aldi Nord
 - Aldi Süd
 - Aramark
 - Carrefour
 - Chipotle Mexican Grill
 - Compass Group
 - Costco Wholesale
 - Dean Foods
 - Fonterra
 - General Mills
 - Kroger
 - Lidl
 - Loblaw
 - Marfrig
 - Mondelẽz
 - Panera Bread
 - Rewe Group
 - WH Group
 - Whitbread
 - Woolworths (Austrália)
 
Nível 5
- ABF
 - Albertsons
 - Camst
 - Chick-fil-A
 - ConAgra
 - Darden Restaurants
 - Dunkin' Brands
 - Edeka Zentrale
 - Elior
 - Gruppo Cremonini
 - Gruppo Veronesi
 - ICA Gruppen
 - Les Mousquetaires
 - Mars Inc
 - New Hope Liuhe
 - OSI Group
 - Publix
 - Restaurant Brands International
 - SSP Group
 - Starbucks
 - Target
 - Terrena Group
 - Wesfarmers
 - Yum! Brands
 
Nível 6
- Autogrill
 - Casino
 - Charoen Pokphand
 - Domino's Pizza Group
 - E Leclerc
 - El Corte Inglés
 - Gategroup
 - Groupe Auchan
 - Groupe Lactalis
 - Henan Zhongpin
 - JD Wetherspoon
 - Kraft Heinz
 - Mercadona
 - Müller Group
 - Olav Thon Gruppen
 - Quick
 - Umoe Gruppen
 - Yonghui Superstor
 
O tema ainda não é de alta prioridade para grande parte das empresas, ou seja, há um longo caminho a percorrer - José Rodolfo Ciocca, Gerente da World Animal Protection