Relatório aponta empresas que mais se preocupam com o bem-estar de animais de fazenda
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Levantamento da World Animal Protection mostrou que algumas companhias têm priorizado o assunto, enquanto gigantes do fast-food ficam para trás
Em 2016, apenas 13 das 99 companhias avaliadas ocuparam os dois patamares mais altos do relatório (níveis 1 e 2), entre elas Cranswick e Migros (Inglaterra), Coop Group (Suíça), Cargill, McDonalds e Unilever. Essas empresas demonstraram forte compromisso com o bem-estar dos animais e estabeleceram sistemas e processos para gestão do tema.
Veja o ranking completo
Também nesse ano, outras 26 subiram pelo menos um patamar na comparação com o ano anterior, como é o caso de empresas que atuam no Brasil como BRF, Carrefour e Mondelēz International.
“O tema ainda não é de alta prioridade para grande parte das empresas, ou seja, há um longo caminho a percorrer. Mas é bom perceber que há um grupo crescente trabalhando para melhorar esses padrões”, comenta José Rodolfo Ciocca, gerente de Campanhas de Animais de Fazenda da World Animal Protection.
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Criado para encorajar a indústria de alimentos a melhorar seus padrões de bem-estar animal, o relatório da Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW) analisa como as maiores empresas do setor gerenciam e divulgam práticas que promovem o bem-estar de animais de fazenda.
Desde sua primeira edição em 2012, o número de companhias que publicaram políticas de bem-estar animal cresceu 27% e o das que divulgaram metas para o bem-estar animal, 39%.
Um longo caminho pela frente
Apesar da tendência positiva, ainda há muito trabalho a ser feito pelas empresas que ocupam os piores lugares no ranking.
Algumas das gigantes do fast-food estão nos níveis mais baixos. O Grupo Domino's Pizza PLC, dono da rede de pizzarias Domino’s, está no nível 6, ao lado de Kraft Heinz, fabricante dos produtos das linhas Quero e Heinz no Brasil. Essas empresas não apresentaram nenhuma evidência de bem-estar para animais de fazenda em suas agendas de negócios.
Já Starbucks, Restaurante Brands International (proprietária do Burger King) e Yum! (proprietária da KFC) estão no nível 5, o que indica que o assunto está em suas agendas de negócios, mas com pouca evidência de implementação.
“Houve progresso, mas 42 das 99 companhias, entre elas Burger King, Grupo Domino’s Pizza PLC e Starbucks, aparecem nos níveis mais baixos (níveis 5 e 6), o que mostra que ainda há muito trabalho a ser feito para que o tema bem-estar animal esteja de fato na agenda de negócios de algumas das grandes empresas alimentícias globais”, explica Nicky Amos, diretor executivoda BBFAW.
Ranking das empresas
O relatório BBFAW é produzido anualmente pela World Animal Protection em parceria com a Compassion in World Farming e a Coller Capital. Acesse aqui (em inglês)
Nele, as empresas são avaliadas de acordo com suas abordagens sobre o tema do bem-estar dos animais de fazenda, considerando-se: compromisso e política de gestão; governança e implementação de políticas; liderança e inovação; e relatórios de desempenho e impacto. As avaliações se baseiam em informações publicadas pelas companhias.
Além das conquistas da indústria alimentícia, o relatório destaca o importante papel dos investidores institucionais na melhoria das práticas de bem-estar animal em toda a indústria de alimentos.
Confira a posição das empresas no ranking 2016:
Nível 1
- Coop Group - Suíça
- Cranswick
- Marks & Spencer
- Migros
- Noble Foods
- Waitrose
Nível 2
- BRF
- Cargill
- Co-op (Reino Unido)
- Greggs
- McDonald's
- Tesco
- Unilever
Nível 3
- Arla Foods
- Barilla
- Danish Crown
- Ferrero
- FrieslandCampina
- Groupe Danone
- Hormel Foods
- J Sainsbury
- JBS
- Kaufland/Schwarz
- Metro
- Mitchells & Butlers
- Nestlé
- Premier Foods
- Sodexo
- Subway
- Sysco Corp
- Tyson Foods
- Vion Food Group
- Walmart
- Wendy's
- Wm Morrison
Nível 4
- 2 Sisters Food Group
- Ahold Delhaize
- Aldi Nord
- Aldi Süd
- Aramark
- Carrefour
- Chipotle Mexican Grill
- Compass Group
- Costco Wholesale
- Dean Foods
- Fonterra
- General Mills
- Kroger
- Lidl
- Loblaw
- Marfrig
- Mondelẽz
- Panera Bread
- Rewe Group
- WH Group
- Whitbread
- Woolworths (Austrália)
Nível 5
- ABF
- Albertsons
- Camst
- Chick-fil-A
- ConAgra
- Darden Restaurants
- Dunkin' Brands
- Edeka Zentrale
- Elior
- Gruppo Cremonini
- Gruppo Veronesi
- ICA Gruppen
- Les Mousquetaires
- Mars Inc
- New Hope Liuhe
- OSI Group
- Publix
- Restaurant Brands International
- SSP Group
- Starbucks
- Target
- Terrena Group
- Wesfarmers
- Yum! Brands
Nível 6
- Autogrill
- Casino
- Charoen Pokphand
- Domino's Pizza Group
- E Leclerc
- El Corte Inglés
- Gategroup
- Groupe Auchan
- Groupe Lactalis
- Henan Zhongpin
- JD Wetherspoon
- Kraft Heinz
- Mercadona
- Müller Group
- Olav Thon Gruppen
- Quick
- Umoe Gruppen
- Yonghui Superstor
O tema ainda não é de alta prioridade para grande parte das empresas, ou seja, há um longo caminho a percorrer - José Rodolfo Ciocca, Gerente da World Animal Protection