SAN e Rainforest Alliance banem café de civetas enjauladas
Notícias
Mudanças se aplicam ao selo Rainforest Alliance e se estendem a todas as fazendas certificadas da Indonésia, país responsável pela maior produção de café civeta no mundo.
Estamos celebrando uma grande vitória em nossa campanha pela criação de civetas livre de gaiolas.
A SAN (Sustainable Agriculture Network ou Rede de Agricultura Sustentável, em livre tradução do inglês) baniu das suas fazendas na Indonésia toda a produção de café que faça uso de civetas em gaiolas.
Os padrões da SAN receberam uma significativa melhora em sua seção de 'proteção à vida silvestre' e a produção de café por civetas enjauladas foi banida como um todo. Entre os diversos parceiros mundiais que usam os padrões da SAN está, por exemplo, o famoso selo Rainforest Alliance.
As mudanças serão estendidas a todas as fazendas certificadas da Indonésia, país responsável pela maior produção de café civeta no mundo.
As alterações são resultado direto da nossa consultoria para a SAN. Um resultado que pretendemos repetir em níveis ainda mais abrangentes quando o Padrão Global da SAN for discutido em 2015.
UTZ Certified também se posicionou
A notícia veio em seguida do anúncio do UTZ Certified, principal selo de produção sustentável de café no mundo, de que não iria mais certificar produtores que utilizam civetas e outros animais enjaulados para produzir café. A decisão foi tomada após uma série de conversas entre nós, da World Animal Protection, e o UTZ.
Agora que fazendas certificadas pela Rainforest Alliance e pelo UTZ baniram a produção de café por civetas em gaiolas, essa prática cruel deve se tornar cada vez mais marginalizada. Os produtores de café serão incentivados a conduzir o seu negócio de forma mais humanizada e ética.
Nossa gerente de campanhas de Vida Silvestre, Joanna Toole, celebrou: "A proibição feita pela SAN significa que pessoas agora podem comprar cafés certificados pela Rainforest Alliance e pelo UTZ sem precisar se preocupar se essas marcas estarão lucrando com a captura, aprisionamento e maus-tratos de animais silvestres”.
"Os recentes anúncios são um sinal de que a indústria cafeeira está levando a sério o problema das civetas e dando os primeiros passos para eliminar uma crueldade inaceitável contra os animais”.
"Vamos agora continuar a trabalhar com agências de certificação, empresas e também com o governo da Indonésia para promover um compromisso de toda indústria cafeeira para que seja fornecido e vendido apenas café obtido por meios naturais, sem qualquer confinamento de civetas."
Na natureza
O diretor de Padrões e Políticas da SAN, Oliver Bach, declarou que: "Devido às recentes mudanças realizadas nos padrões da SAN para o café e o cacau da Indonésia, fortalecendo a proteção de animais silvestres nas fazendas certificadas pela SAN, a captura e o aprisionamento de civetas para produção animal de café se tornaram agora claramente proibidos”.
"As fazendas certificadas pela SAN servem como refúgio para a vida silvestre e, assim sendo, a produção de café de civetas enjauladas representava um sério problema de bem-estar animal que precisava ser discutido”.
"Temos que manter os animais silvestres na natureza, onde é o lugar deles. E a SAN espera que essas mudanças contribuam para isso."
A proibição feita pela SAN significa que pessoas agora podem comprar cafés certificados pela Rainforest Alliance e pelo UTZ sem precisar se preocupar se essas marcas estarão lucrando com a captura, aprisionamento e maus-tratos de animais silvestres.