Filhote de cão vítima do ciclone Idai em Moçambique - World Animal Protection

Sua cidade cuida dos animais que vivem nas ruas? Vamos premiar as melhores iniciativas na América Latina

Notícias

O prêmio “Cidade Amiga dos Animais” irá reconhecer as propostas mais inovadoras de manejo de populações de cães e gatos

Estão abertas até 10 de junho as inscrições para o prêmio “Cidade Amiga dos Animais” da Proteção Animal Mundial, voltado para cidades latino-americanos. O objetivo da premiação é identificar e reconhecer as melhores estratégias municipais para lidar com as populações de cães e gatos de forma sustentável e humanitária.

Com o prêmio, queremos divulgar propostas inovadoras que possam ser adotadas por outras cidades ao redor do mundo.

As dez melhores estratégias de manejo populacional de cães e gatos serão compiladas em um e-book (publicação digital) produzido e distribuído gratuitamente em nossas plataformas digitais, em Português e Espanhol, nos países da América Latina. “Queremos que os projetos sejam conhecidos para que possam servir de inspiração para outras cidades”, explica Rosangela Ribeiro, gerente de programas veterinários da Proteção Animal Mundial.

Além da publicação, o responsável pela iniciativa vencedora do 1º lugar ganhará uma viagem para participar da 3ª Conferência em Manejo de Populações de Cães – ICAM, que acontecerá em Mombasa, no Quênia, em setembro de 2019, e uma placa de reconhecimento. As cidades escolhidas para os 2º e 3º lugares também receberão uma placa. Os vencedores serão conhecidos no dia 25 de julho.

O prêmio “Cidade Amiga dos Animais” é parte do programa Animais em comunidades da Proteção Animal Mundial e conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).

Como sua cidade pode participar

Se seu município possui políticas públicas e desenvolve ações voltadas para o manejo de populações de cães e gatos, pode concorrer ao prêmio “Cidade Amiga dos Animais”.

Para isso, é necessário que o gestor ou funcionário do departamento responsável pelo programa faça a inscrição no formulário online.

Divulgue nosso prêmio e incentive sua cidade a participar.

Veja mais informações aqui

Para que cães e gatos convivam em harmonia com a comunidade, são necessárias medidas de controle, redução do abandono e melhoria da guarda responsável