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Cencosud, Subway e Habib's não evoluem em ranking global de bem-estar animal

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Ao avaliar 150 empresas globais, o ranking anual BBFAW aponta que Cencosud, Subway e Habib's fazem quase nada para melhorar a qualidade de vida de animais de produção.

Lançada hoje, a nona edição do Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW), líder na avaliação dos padrões de bem-estar animal adotados pela indústria global de alimentos e restaurantes, mostra que algumas empresas ainda são muito resistentes em melhorar os padrões de bem-estar animal.

Entre os restaurantes de fast-food, Subway, Starbucks e Habib's amargaram as piores posições do ranking. O mesmo acontece com o grupo de supermercados Cencosud, que no Brasil detém marcas como GBarbosa, Bretas, Perini e Presunic. A boa notícia fica para os produtores brasileiros, em especial para a Marfrig - maior fabricante global de hambúrgueres e segunda maior produtora de carnes do mundo, que subiu dois degraus no ranking e hoje é a empresa nacional mais bem avaliada.

Marfrig tem levado a sério seu compromisso com o bem-estar animal

“Ao subir do nível 4 para o nível 2, a Marfrig demonstra ter feito do bem-estar animal parte integrante da sua estratégia de negócios. Agora é importante dizer que as ações precisam ter uma evolução para que a empresa se mantenha neste nível ou, até mesmo, alcance uma posição de liderança em bem-estar animal”, explica nosso gerente de Agropecuária Sustentável, José Rodolfo Ciocca.

Lembrando que, em setembro de 2020, a Marfrig se comprometeu a adotar práticas de manejo para melhorar a qualidade de vida animal“O compromisso se apoia em metas claras, com acompanhamento de indicadores específicos e controle de resultados, além de envolver sua cadeia de fornecedores. Tudo isso ajudou a Marfrig a elevar sua avaliação no ranking global”, avalia Ciocca.

Restaurantes e supermercados precisam de mudanças

Infelizmente, alguns restaurantes e supermercados que atuam no Brasil pouco fazem para avançar na avaliação. Habib's e Starbucks, respectivamente nos níveis 6 e 5 do ranking, mantiveram a posição do ano passado. A surpresa ficou com o Subway que caiu do nível 4, em 2019, para o nível 5 na avaliação atual.

Já no setor de supermercados, o grupo Cencosud é única empresa de varejo que atua no Brasil que não consegue evoluir no ranking. O grupo está estagnado no nível 6 desde a sua primeira avaliação, em 2018 - bem distante de concorrentes como Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, que figuram no nível 3 do BBFAW.

“A baixa pontuação dessas empresas mostra que elas apresentam poucos indícios de que estão gerindo a questão de maneira eficaz, demonstrando pouco interesse no bem-estar animal”, lamenta Ciocca.

BBFAW 2020

Realizado com o apoio da Proteção Animal Mundial e da Compassion in World Farming desde 2012, o BBFAW 2020 classifica 150 empresas globais de alimentos em padrões de bem-estar de animais de produção em seis níveis. O nível 1 está no topo, demonstrando liderança em bem-estar dos animais de produção, e o nível 6 está na base, indicando empresas que ainda não reconheceram o bem-estar animal dentro do seu modelo de negócios.  

“A proposta do BBFAW é justamente fazer uma comparação e evolução ano a ano das empresas para gerar um impacto positivo na vida de bilhões de animais”, diz Ciocca. “A crueldade contra os animais está se tornando cada vez mais importante para os consumidores e investidores. Sendo assim, essa ferramenta reúne todos os compromissos e o desempenho frente aos compromissos em um só lugar, fornecendo um scorecard claro e transparente disponível para todos”, completa.

Em 2020, 59 das 150 empresas avaliadas aparecem nos nos níveis 5 e 6, os mais baixos da avaliação, indicando que elas fornecem pouca ou nenhuma informação sobre suas políticas de bem-estar dos animais de fazenda.  Além disso, uma em cada cinco ​​não possui nenhuma política de bem-estar animal. A boa notícia é que 23 empresas subiram pelo menos um nível na avaliação.

Outros dados que chamam atenção são:

  • Apenas 22% das empresas relatam o fornecimento de enriquecimento ambiental, a fim de prover ao animal um ambiente mais adequado para expressar seus comportamentos naturais da espécie;
  • Apenas uma em oito empresas relata a proporção de frangos de corte que têm melhor bem-estar devido a uma taxa de crescimento mais natural. Destes, apenas uma empresa (<1%) relata que mais de 25% dos frangos de corte em sua cadeia de abastecimento global são de linhagens de aves com melhores resultados de bem-estar e com um potencial de crescimento mais lento.

Embora as empresas tenham, claramente, um longo caminho a percorrer, houve alguns movimentos positivos:

  • A proporção de empresas que relatam o número de frangos de corte que crescem em um ritmo mais natural, resultando em melhores resultados de bem-estar, aumentou para 13% (em 2019 era apenas 4%). Embora essa proporção ainda seja baixa, esta foi uma nova questão adicionada à avaliação de 2019 e apareceu pela primeira vez em 2020;
  • 31% das empresas, em comparação com apenas 26% em 2019, relatam a proporção de animais (incluindo peixes com barbatanas) livres de mutilações de rotina em suas cadeias de abastecimento globais. Apesar dessa melhoria, a grande maioria das empresas ainda não informa esses dados.

“A Covid-19 trouxe novos e inusitados desafios, mas, apesar disso, temos o dever de continuar a colocar em pauta questões de bem-estar animal. Precisamos monitorar anualmente os 50 bilhões de animais do mundo que são criados em sistemas industriais intensivos. As práticas cruéis desse modelo de produção não apenas sujeita os animais a condições precárias, mas também nos expõem a potenciais doenças e riscos. Nesse sentido, o BBFAW expõe as empresas que cuidam de animais e as que não o fazem”, finaliza Steve McIvor, CEO da Proteção Animal Mundial. 

Clique aqui para acessar o relatório completo (em inglês).

A proposta do BBFAW é justamente fazer uma comparação e evolução ano a ano das empresas para gerar um impacto positivo na vida de bilhões de animais