A bear in Vietnam behind cage bars. This bear was rescued by World Animal Protection and Animals Asia.

Três ursos são resgatados de uma fazenda de bile em Lang Son, no Vietnã

Notícias

Os três ursos eram os últimos que faltavam para ser resgatados em Lang Son, que agora é a 34ª província sem explorar ursos no Vietnã

A exploração de ursos em cativeiro para retirar a sua bile é um dos piores exemplos de crueldade contra os animais no mundo.

Felizmente, três ursos asiáticos foram resgatados desse terrível abuso em uma fazenda na província de Lang Son, no Vietnã do Norte. Os ursos têm cerca de 21 anos e eram mantidos em péssimas condições. Eles viviam em gaiolas de concreto de 1,5 metro de largura por 1,8 de altura e não tinham acesso à luz solar natural.

O resgate

Temos trabalhado com o governo vietnamita para registrar e microchipar todos os ursos que vivem em fazendas em todo o país para monitorá-los. Com isso, podemos garantir que nenhum urso novo comece a viver em cativeiro para alimentar a indústria da bile.

Todos os ursos que são encontrados sem papéis de registro ou microchips são confiscados e transferidos para centros de resgate do governo ou para algum santuário.

Os ursos resgatados foram inicialmente identificados durante uma viagem de microchipagem em 2019. Embora os três ursos tenham sido microchipados, um deles foi descoberto como ilegal (originalmente, ele não tinha microchip) e teve que ser confiscado. Com isso, o proprietário decidiu, voluntariamente, entregar os outros dois ursos restantes para o santuário.

Para que o resgate fosse possível, contamos com a ajuda de nossos parceiros, a Education for Nature Vietnam (ENV) e a Animals Asia Foundation, e nos unimos às autoridades locais para garantir que os ursos possam viver o resto de suas vidas em um santuário administrado pela Animals Asia Foundation em Vĩnh Phúc, 80 quilômetros a noroeste de Hanói.

Um urso sendo colocado em um caminhão durante o resgate

O resgate ocorreu no dia 25 de junho. Tudo ocorreu bem e agora eles estão se estabelecendo em seu novo ambiente, onde finalmente poderão viver livres do sofrimento.

Fim à indústria de bile de urso

Por mais de 15 anos, a Proteção Animal Mundial e outras organizações parceiras têm trabalhado com o governo vietnamita para acabar com as fazendas de bile de urso e proteger a pequena população de ursos que continuam na natureza.   

Esse trabalho coletivo resultou em uma redução de mais de 90% no número de ursos explorados por fazendas de bile no Vietnã: de 4.300 ursos registrados em 2005 para 346 em 2021.

Embora um progresso significativo tenha sido feito em todo o país, a província de Hanói continua sendo o principal centro de fazendas de bile de ursos no país: são 162 ursos, que representam 44% do total de animais explorados no Vietnã.

"As fazendas de bile de urso são ilegais no Vietnã, mas isso não impede o sofrimento de centenas de ursos que continuam vivendo em cativeiro por causa de sua bile. Os ursos resgatados eram mantidos em gaiolas minúsculas, não muito maiores do que uma cabine telefônica. Embora eles tenham tido a "sorte" de agora estarem livres da crueldade, as cicatrizes de seu sofrimento físico e psicológico durarão por toda a vida", conta Maya Pastakia, nossa Gerente Global de Campanhas de Medicina Tradicional.

Ajude-nos a acabar com isso

Movemos o mundo para acabar com a crueldade animal por mais de 55 anos e apoiadores, como você, é o que torna o nosso trabalho possível.

Junte-se a nós para proteger os animais e mudar suas vidas para sempre. Assine nossa newsletter.

Imagens: World Animal Protection / Nguyen Van Tuyen

Fazendas de bile de urso são ilegais no Vietnã, mas isso não impede o sofrimento de centenas de ursos que continuam vivendo em cativeiro.