Ursos explorados em fazendas de bile ganham vida nova no Vietnã
Notícias
Com a ajuda dos nossos apoiadores, 15 ursos foram resgatados e levados para um santuário no final de 2020.
O número de ursos transferidos de fazendas ilegais de extração de bile no Vietnã para centros de resgate ou santuários vem crescendo.
A última transferência ocorreu em novembro de 2020, quando sete ursos foram levados até o santuário Four Paws, em Ninh Binh. Além disso, seis ursos foram transferidos em outubro e outros dois, em novembro para o santuário Tam Dao, administrado pela Animals Asia Foundation.
Essas mudanças só são possíveis porque nossas equipes estão trabalhando em colaboração com o governo e organizações locais. E graças aos nossos apoiadores, que nos ajudam a manter nossas ações ao redor do mundo.
Uma longa história de luta
Em 2005, havia cerca de 4.300 ursos mantidos em fazendas de bile. Trabalhamos com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para garantir um acordo histórico para eliminar essa prática no Vietnã.
Em colaboração com nosso parceiro local Education for Nature Vietnam (ENV) e o governo, fornecemos equipamentos e treinamento para o microchipagem desses ursos. Todos os ursos foram oficialmente registrados e identificados para evitar que novos animais fossem introduzidos nessas fazendas.
Hoje, menos de 400 ursos permanecem nas fazendas de bile - uma redução de 90%.
Chegamos longe, mas ainda há mais a fazer para acabar com essa crueldade de uma vez por todas. Agora, precisamos convencer os agricultores não comercializar a bile de urso.
Nossa equipe e o time da ENV vem trabalhando em um programa de monitoramento, persuadindo os donos de ursos a transferi-los para santuários e retirando ursos ilegais encontrados nessas fazendas.
Esse esforço não pode ser subestimado. Com a constante rotatividade de ursos, estamos chegando a um ponto de mudança definitiva. Agora, 60% das províncias do Vietnã estão livres de fazendas de bile de urso. O sucesso está ao nosso alcance.
Com as pessoas ao nosso lado, continuaremos trabalhando com o governo e parceiros locais para que nenhum urso sofra em cativeiro.
Atualmente, cerca de 400 ursos ainda vivem em fazendas de bile na Ásia