Vaquejada causa sofrimento aos animais, afirma Conselho Federal de Medicina Veterinária

Vaquejada causa sofrimento aos animais, afirma Conselho Federal de Medicina Veterinária

Notícias

Órgão federal divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (26) se posicionando contra essa prática cruel

A Proteção Animal Mundial apoiou a declaração do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em uma carta aberta. Leia aqui.

O posicionamento do CFMV vem em um momento importante. Apesar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade das vaquejadas no Ceará, outros três projetos de lei e uma proposta de emenda à Constituição ainda tramitam em Brasília.

As quatro medidas (PLS 377/2016PLS 378/2016PLC 24/2016 e PEC 50/2016) buscam regulamentar esta prática cruel e classificá-la como patrimônio cultural brasileiro – junto aos rodeios.

Esta última semana foi marcada por protestos de vaqueiros, empresários e outros grupos contrários à decisão do STF. Em consultas públicas, todavia, a população brasileira se declarou majoritariamente contra as vaquejadas.

A Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (Cebea/CFMV) explicou o posicionamento do CFMV em uma audiência na Câmara dos Deputados. Para a comissão, os bovinos sofrem física e psicologicamente nas vaquejadas.

vaquejada_interna

“O gesto brusco de tracionar violentamente o animal pelo rabo pode causar luxação das vértebras, ruptura de ligamentos e de vasos sanguíneos (...) e a queda também pode resultar em contusões na musculatura e lesões aos órgãos internos”, disse a presidente da Cebea, Profª. Drª. Carla Molento.

Ainda que o sofrimento físico pudesse ser evitado, o impedimento de fuga a uma ameaça causa reações de ansiedade, medo e desespero. Para ela, isso “confirma o sofrimento emocional a que os bovinos são expostos em uma vaquejada”.

Faça sua parte

Nesta semana, a Proteção Animal Mundial enviou cartas individuais a todos os senadores, reiterando o nosso apoio à decisão do STF. Mas você também pode ajudar: mostre que a vaquejada não tem mais lugar no Brasil hoje. A nossa cultura deve evoluir junto com a opinião pública – e nós somos #ContraAVaquejada.

Participe das consultas públicas e divulgue:

Juntos, vamos mover o mundo pelos animais. 

Durante uma vaquejada, os bovinos são expostos a um sofrimento físico e emocional