
Voluntários levam Ponto Animal a festival gastronômico em Tiradentes (MG)
Notícias
Nossa ativação chega ao Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes 2025 e abre espaço para diálogo sobre bem-estar animal e alimentação sustentável.
Entre os dias 22 e 31 de agosto de 2025, acontece a 28ª edição de um dos mais tradicionais festivais gastronômicos do Brasil, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais. Nós estivemos presente por meio do nosso Ponto Animal, organizado pelos nossos voluntários.
O Ponto Animal é um espaço de conversas e encontros, que reúne diversas atividades com o objetivo de engajar o público na proteção animal, além de conscientizar sobre as problemáticas da agropecuária industrial, criando um ambiente de troca e aprendizado.
Nossa presença em Tiradentes: ampliando o diálogo sobre animais e sistemas alimentares
Durante toda a produção dos nossos alimentos, tanto os animais silvestres quanto os de fazenda são profundamente impactados. Por isso, faz todo sentido trazermos esse tema para discussão em um evento gastronômico.
Essa reflexão ganha ainda mais relevância em uma cidade histórica, reconhecida por seu valor cultural e turístico, onde aconteceu o evento.
“A ação do Ponto Animal em Tiradentes gerou um envolvimento muito especial na cidade. Realizada na Praça da Estação, a iniciativa aproximou um público diverso, sensível à causa e disposto a fazer a diferença no mundo. Cuidadores, moradores e turistas se uniram em torno do manifesto da Proteção Animal Mundial, criando um momento de verdadeira mobilização coletiva”, conta Polyana Abrantes, nossa voluntária.
Segundo relatos de nossos voluntários, nas conversas com os participantes ficou evidente que a maioria dos chefs de gastronomia demonstra apoio à agricultura familiar, enxergando nela uma alternativa ao modelo predominante do agronegócio.
A realização do ponto animal também marcou a representatividade da Proteção Animal Mundial em Minas Gerais, ampliando o alcance da nossa causa e criando um espaço de aprendizado, diálogo e engajamento comunitário.
Durante a realização do evento, os voluntários discutiram a ligação entre pecuária industrial, crise climática e sofrimento animal, a necessidade de transição para sistemas agroecológicos, a proteção da fauna silvestre e formas de mobilizar a sociedade para apoiar mudanças estruturais.
A realização deste Ponto Animal só foi possível graças à dedicação e ao empenho do nosso time de voluntários: Polyana Abrantes, Thayna do Reis André, Cosme Alves e Thais Andressa.
Transforme vidas, seja voluntário pela causa animal
“Enquanto voluntária, me senti profundamente realizada em participar dessa experiência. Tiradentes, reconhecida como uma das principais cidades históricas do país, já carrega em sua identidade debates importantes relacionados à causa animal, à fauna e à flora. Estar presente nesse encontro é, sem dúvida, algo histórico: plantamos a semente para ações futuras que certamente terão impacto na dinâmica social da cidade”, comenta Polyana.
“O resultado foi extremamente positivo, um passo significativo em direção a uma consciência mais ampla e transformadora”, complementa.
O Ponto Animal realizado em Tiradentes foi um exemplo de como os nossos voluntários vivem experiências transformadoras, tanto para si quando para sua comunidade.
Vivências como essa geram pertencimento, realização e a certeza de que todos somos parte fundamental na luta por mudança.
Acreditamos no voluntariado como uma poderosa força de transformação. Com o trabalho dos nossos voluntários, atuando nas mais diversas frentes, milhões de animais já tiveram suas vidas transformadas.
Faça parte você também!