Nossa solução | World Animal Protection Pular para o conteúdo principal
Home
Better lives for dogs

Nossa solução

Fim do sacrifício desumano de cães

Os cães, como todos os outros animais, têm o direito de viver sem sofrimento. Portanto, trabalhamos com governos e comunidades para que ambos possam lidar com suas populações caninas de maneira humanitária, levando as pessoas a aprender como tratar e cuidar de seus cães com responsabilidade.

Fazemos isto com o objetivo de cessar o sacrifício desnecessário de milhões de cães todos os anos, ajudando populações humanas e caninas a conviverem sem medo e de forma saudável.

Na África e Ásia, já vacinamos mais de 1 milhão de cães, mas precisamos ajudar a proteger ainda mais animais ao redor do mundo. Queremos proporcionar vidas melhoes para 50 milhões de cães até 2020, assim como vacinar mais 1 milhão deles.

Educação contra o medo

O sacrifício de cães não é a solução para a raiva animal. A única forma de combater o vírus da doença é por meio de vacinação.

Manter vacinados pelo menos 70% dos cães de uma região leva ao que chamamos de “imunidade em massa”, diminuindo a velocidade de disseminação da raiva canina até o seu completo extermínio. Desta maneira, trabalhamos em parceria com governos locais no desenvolvimento de programas de vacinação em suas comunidades, focando-nos também nos problemas mais recorrentes que os seus habitantes enfrentam.

Por meio do nosso trabalho voltado ao fim do sofrimento dos animais, nós:

  • Movemos governos para vacinarem cães em lugar de sacrificá-los;
  • Organizamos treinamentos para ajudar as pessoas a entender que o sacrifício de cães não é eficaz na erradicação da raiva canina;
  • Demonstramos que a opção pela vacinação não é apenas humanitária, mas também mais eficaz.

Controle da população de cães de rua

Alternativas humanitárias ao sacrifício de cães não apenas existem como são mais eficazes no controle das populações caninas.

Há 30 anos, alertamos governantes sobre a importância do controle humanitário das populações de cães de rua. Embora saibamos que estas populações possam oferecer riscos – doenças, comportamentos agressivos, danos para atividades pecuárias etc -, também temos sabemos de que o sacrifício nunca é a melhor solução. Na verdade, o raciocínio equivocado de que a matança é a forma mais eficaz para a redução das populações de cães tem sido o maior causador do sofrimento destes animais.

Para o gerenciamento de populações caninas, nós seguimos a metodologia do ICAM (Guia para o Controle Humanitário das Populações de Cães, na sigla em inglês). É um ciclo completo de ações do qual nos utilizamos para ajudar governos locais a controlar suas populações de cães de maneira humanitária.

As soluções conjuntas que buscamos podem envolver campanhas de esclarecimento para proprietários de animais, leis específicas, programas de vacinação e esterilização, além do registro e da realocação de cães, podendo também ser uma combinação de todos estes esforços. Ajudamos governos no monitoramento e na avaliação destes esforços, assegurando assim uma mudança de mentalidade que possa ser duradoura.

Além de aplicar as diretrizes do ICAM, promovemos campanhas voltadas à guarda responsável dos cães em todo o mundo, evitando assim abusos, maus-tratos e o abandono desses animais.

Man sits with two dogs in Kenya
Dog in Serbia
Entenda como ela pode evitar o abandono e a matança desumana de milhares de cães.
Dog with rabies vaccination certificate
Acompanhe nosso trabalho de proteção aos cães ao redor do mundo.
Confira as últimas notícias sobre bem-estar e guarda responsável de cães.

Tell the world

  • twitter
  • facebook
  • email
  • whatsapp

World Animal Protection - Todos os direitos reservados
Rua Vergueiro, 875, Sala 93, São Paulo (SP), Brasil - CEP 01504-001
E-mail: contato@worldanimalprotection.org.br