Animais em situações de desastre

Respondemos de forma rápida para proteger animais afetados por desastres, reduzindo o sofrimento e ajudando governos e indivíduos na recuperação e na reconstrução de suas comunidades

50 anos de experiência em situações de desastre

O impacto de um desastre é devastador para a vida dos animais e das comunidades que deles dependem para a sua subsistência. Há mais de 50 anos ajudamos governos e comunidades na prevenção de desastres, capacitando os seus indivíduos a proteger seus animais e a reconstruir as suas vidas. Milhões de pessoas em todo o mundo dependem de seus animais para sobreviver, obter alimentos, ter uma companhia ou dispor de maior segurança. Por isso, as vidas das pessoas e dos animais estão tão ligadas.

Mais de 4 milhões de animais protegidos

Além de trabalhar com governos e comunidades na prevenção de desastres, atuamos com rapidez para garantir que as necessidades dos animais são satisfeitas quando ocorrem catástrofes. Nos 50 anos de trabalho em resposta a desastres, prestamos assistência a mais de 4 milhões de animais .

Mantemos uma rede global de atendimento em situações de emergência para que as nossas equipes possam chegar ao lugar de um desastre em poucos dias. Trabalhamos com parceiros locais na avaliação das necessidades mais urgentes e na montagem de programas de socorro rápidos e eficientes. Atuando com rapidez, providenciamos toda a ajuda necessária, seja por meio de tratamentos veterinários, da distribuição de alimentos, da evacuação de áreas que ofereçam perigos para os animais ou da reaproximação de animais com os seus donos. 

Mas não é apenas em momentos de emergências que trabalhamos. Ajudamos também comunidades e seus governos a se prevenir contra desastres

A importância de estar preparado

Por meio de nosso trabalho com governos, organismos internacionais, ONGs e parceiros locais, capacitamos as comunidades de áreas mais propensas a desastres, visando a uma melhor prevenção por parte de seus habitantes. Nossos esforços incluem:

  • Treinamento de pessoas para tratar de animais durante e após a ocorrência de um desastre;
  • Desenvolvimento de programas comunitários de emergência que incluam animais;
  • Desenvolvimento de sistemas de alerta;
  • Ajuda no armazenamento seguro de água e comida;
  • Evacuação segura de áreas que ofereçam perigo a animais;
  • Construção de abrigos seguros para animais;
  • Aplicação de programas de vacinação;
  • Divulgação de informativos de utilidade pública voltados ao tratamento de animais em situações de desastre.

Compartilhe

Ao ajudar animais utilizados como fonte de subsistência, estaremos também ajudando as pessoas a reconstruírem as suas vidas

Em algumas comunidades, o rápido socorro aos animais pode significar uma menor necessidade de ajuda humanitária, já que, ao salvar seus animais, uma família poderá continuar autossuficiente e se manter mais bem preparada para futuros desastres. No entanto, sem seus animais por perto, esta família perderá uma de suas principais fontes de renda, e não disporá de maiores recursos para reconstruir a sua vida. É por isto que a perda de animais pode atrapalhar a recuperação de uma comunidade inteira.

REUTERS / Navesh Chitrakar
Media
Media
Media