
Prepare seu plano de emergência
Não se esqueça do seu melhor amigo
Identifique um local seguro para evacuar sua família e animais, como a casa de um parente ou amigo.
Emergências e desastres naturais podem parecer longe da realidade dos brasileiros quando nos comparamos com países que enfrentam terremotos ou furacões. Mas já pensou que podemos estar sujeitos a outras situações, como enchentes, incêndios ou deslizamentos de terra? E se, isso acontecesse, você estaria preparado para cuidar de sua família e de seus animais de estimação?
Veja dez pontos básicos para construir um plano de emergência para toda a família, incluindo seu animal de estimação:
- Algumas localidades mais propensas a sofrer com desastres naturais contam com sistemas de alarme ou meios de comunicação para alertar a população. Informe-se sobre eles por meio da Defesa Civil de sua cidade.
- Mantenha uma cópia da documentação sobre seu animal com pessoas de confiança.
- Trace uma rota de fuga que leve em consideração o transporte do seu animal. Para assegurar que toda a família saiba por onde escapar numa situação de emergência, realize uma simulação juntamente com seus animais.
- Treine seu animal a entrar e sair da caixa transportadora para que, em uma urgência, ele não ofereça resistência. A caixa também servirá como abrigo ao seu animal.
- Identifique um local seguro para evacuar sua família e animais, como a casa de um parente ou amigo.
- Lembre-se de que o animal precisa conhecer o local seguro com antecedência para não se assustar ou querer fugir caso precise permanecer por lá.
- Assegure-se de que seu animal esteja bem identificado com plaquinha na coleira e/ou microchip. No caso de desastres, ele pode se assustar e fugir.
- Mantenha a carteirinha de vacinação e de vermifugação atualizadas. Numa emergência você pode precisar comprovar que a saúde dele esteja em dia.
- Compartilhe seu plano de emergência com toda a família. O “Trueno” de casa também o entenderá.
- Mantenha um kit de emergência sempre pronto.
Saiba o que você deve incluir em um kit de emergência para seu cão ou em um kit de emergência para seu gato.