Prepare seu plano de emergência

Não se esqueça do seu melhor amigo

Emergências e desastres naturais podem parecer longe da realidade dos brasileiros quando nos comparamos com países que enfrentam terremotos ou furacões. Mas já pensou que podemos estar sujeitos a outras situações, como enchentes, incêndios ou deslizamentos de terra? E se, isso acontecesse, você estaria preparado para cuidar de sua família e de seus animais de estimação?

Veja dez pontos básicos para construir um plano de emergência para toda a família, incluindo seu animal de estimação:

  1. Algumas localidades mais propensas a sofrer com desastres naturais contam com sistemas de alarme ou meios de comunicação para alertar a população. Informe-se sobre eles por meio da Defesa Civil de sua cidade.
  2. Mantenha uma cópia da documentação sobre seu animal com pessoas de confiança.
  3. Trace uma rota de fuga que leve em consideração o transporte do seu animal. Para assegurar que toda a família saiba por onde escapar numa situação de emergência, realize uma simulação juntamente com seus animais.
  4. Treine seu animal a entrar e sair da caixa transportadora para que, em uma urgência, ele não ofereça resistência. A caixa também servirá como abrigo ao seu animal.
  5. Identifique um local seguro para evacuar sua família e animais, como a casa de um parente ou amigo.
  6. Lembre-se de que o animal precisa conhecer o local seguro com antecedência para não se assustar ou querer fugir caso precise permanecer por lá.
  7. Assegure-se de que seu animal esteja bem identificado com plaquinha na coleira e/ou microchip. No caso de desastres, ele pode se assustar e fugir.
  8. Mantenha a carteirinha de vacinação e de vermifugação atualizadas. Numa emergência você pode precisar comprovar que a saúde dele esteja em dia.
  9. Compartilhe seu plano de emergência com toda a família. O “Trueno” de casa também o entenderá.
  10. Mantenha um kit de emergência sempre pronto.

Saiba o que você deve incluir em um kit de emergência para seu cão ou em um kit de emergência para seu gato

Identifique um local seguro para evacuar sua família e animais, como a casa de um parente ou amigo.

Compartilhe