Campanha ”Pesca Fantasma”: combate aos equipamentos de pesca abandonados

Nossa campanha ”Pesca Fantasma” quer reduzir o enorme sofrimento causado por equipamentos e materiais de pesca abandonados nos oceanos e que se transformam em armadilhas para peixes e outros animais marinhos

O problema dos equipamentos de pesca abandonados

Redes, linhas e armações de pesca, quando perdidas ou descartadas no mar, são hoje uma das maiores ameaças à vida marinha. A cada ano, o volume dos materiais de pesca largados nos oceanos chega a 640 mil toneladas. Estes materiais ferem, mutilam e chegam até a matar centenas de milhares de baleias, focas, tartarugas marinhas e pássaros. Dada tal calamidade, com a nossa campanha “Pesca Fantasma”, pretendemos salvar 1 milhão de animais até 2018.

Ao mobilizarmos governos, empresas e entidades de pesca, ajudamos a proteger a vida marinha e a construir um futuro livre das ameaças impostas por equipamentos de pesca abandonados

Equipamentos de pesca abandonados: nosso trabalho

A World Animal Protection atua em três frentes para proteger os animais contra os equipamentos de pesca abandonados no mar:

  • Mobilizamos parceiros contra o abandono desses equipamentos no mar;
  • Apoiamos novas formas de retirada destes equipamentos dos oceanos;
  • Ajudamos a replicar histórias de resgates bem-sucedidos de animais marinhos ameaçados ou vitimados por estes materiais em uma escala global.

Iniciativa contra equipamentos de pesca abandonados no mar

A nossa ‘Iniciativa contra Equipamentos de Pesca Abandonados’ (Global Ghost Gear Initiative) é parte da campanha “Pesca Fantasma”. Com a ajuda de parceiros, tentamos dimensionar a gravidade deste problema e responder a ele com soluções eficientes tanto para os animais quanto para as pessoas. A própria indústria pesqueira gasta milhões de dólares anualmente em operações destinadas a desvencilhar as hélices de seus navios de materiais de pesca abandonados. Mais uma razão, portanto, para desenvolvermos conjuntamente soluções voltadas a proteger animais e que trazem benefícios para a indústria pesqueira também.

Viu uma rede fantasma na sua região?

Se encontrar um equipamento de pesca no mar ou na praia, deixe um aviso em nosso Mapa de Pesca Fantasma (em inglês).

Informar onde e quando você viu um equipamento abandonado (como redes, cordas de pesca etc.) nos ajuda a identificar os locais onde os animais mais precisam de socorro.

Saiba mais

Aprenda como os equipamentos de pesca abandonados estão colocando em risco nossa vida marinha:

 

David Burdick / Marine Photobank

Compartilhe

Equipamentos de pesca abandonados no mar: em números

640 mil toneladas de materiais de pesca são descartadas nos mares anualmente, o equivalente a 90 mil ônibus de dois andares;

136 mil focas, leões marinhos e baleias de grande porte são mortos a cada ano;

Para cada tonelada de equipamento abandonado, 125 toneladas de peixes são vitimados.

World Animal Protection se compromete a salvar 1 milhão de animais até 2018

 

Michael Pitts/naturepl.com
Media
Media
Media