Macaque monkey performs at Phuket Zoo Thialand

Turismo Responsável

Animais silvestres

Será que um turista responsável teria atrações com animais selvagens em cativeiro na sua lista de desejos?

A demanda por férias responsáveis está aumentando

Com turistas buscando por maneiras mais sustentáveis de passar as férias, há uma demanda cada vez maior por viagens responsáveis - mas o bem-estar animal é uma peça que falta.

Centenas de milhares de animais silvestres são explorados em todo o mundo para entretenimento, resultando em um ciclo de sofrimento sem fim. Esse sofrimento, muitas vezes invisível aos viajantes, é habilmente escondido pelos empreendimentos que colocam os lucros em primeiro lugar.

Felizmente, os turistas estão despertando para a realidade sombria por trás de atrações próximas com animais selvagens, como passeios de elefante e shows com golfinhos, e estão exigindo alternativas que sejam amigas dos animais.

As pessoas querem férias verdadeiramente responsáveis e as empresas que continuam explorando a vida silvestre para obter lucro têm um futuro arriscado e insustentável.

Política de viagens responsáveis na indústria do turismo

As políticas de viagens responsáveis ajudam a garantir que a indústria do turismo cumpra os compromissos de proteger os animais em todo o mundo e oferecer experiências únicas aos clientes.

Animais selvagens têm direito a uma vida selvagem. Eles devem ser observados na natureza, prosperando em seu habitat natural. Se isso não for possível, qualquer atração com animais silvestres deve priorizar o bem-estar animal sobre o entretenimento.

Acha que sua empresa pode melhorar? Envie-nos um e-mail.

Um exemplo de política de bem-estar animal

Em um dos mais recentes exemplos de colaboração, trabalhamos em conjunto com a agência de viagens mais importante da Escandinávia, a Spies (Nordic Leisure Travel Group), no desenvolvimento de uma política abrangente para proteger o bem-estar animal.

Como parte da política, a agência orientará seus viajantes para ajudá-los a evitar atrações antiéticas nas férias - como acariciar leões, tigres, tirar selfies com animais selvagens ou pagar para ver macacos e ursos performando truques.

É extremamente importante que os principais provedores de viagens assumam a liderança e insistam em fazer parte da solução e da mudança
- Spies (Nordic Leisure Travel Group)

Um exemplo de Turismo Responsável e Protetor da Vida Silvestre

Em parceria com a World Cetacean Alliance, desenvolvemos o programa de Sítios Patrimônio de Baleias (Whale Heritage Site, ou WHS), que credencia destinos em todo o mundo que apoiam e celebram os cetáceos e seus habitats oceânicos.

Como resultado, turistas responsáveis e empresas de viagens podem escolher com segurança experiências turísticas autênticas e que respeitam a vida dos animais.

De olho na indústria do turismo

Com base em nosso relatório lançado em 2020 (disponível em inglês), nós continuamos expondo as empresas de turismo que promovem a crueldade contra os animais por meio de passeios e excursões.

O relatório  "De olho na indústria do turismo 2023" ajudará os turistas a se informarem sobre quais empresas ainda promovem e vendem atrações que exploram animais selvagens.

Com quem você reserva as férias é, sim, importante.

Resl Responsible Traveler

Leia o relatório completo

Como ser um turista responsável

Viajar com responsabilidade significa nunca incluir atrações cruéis e com animais em cativeiro em seu itinerário, bem como não fazer reservas com empresas que não abordam questões de bem-estar animal e continuam lucrando com o sofrimento dos animais selvagens.

Como turista responsável, você tem o poder de tomar medidas contra as empresas de turismo que falham com os animais. Os animais não são mercadorias e pressionar as empresas que os tratam assim pode mudar suas vidas.

Mais de 350.000 pessoas nos apoiaram para pressionar o Grupo Expedia a parar de vender e promover locais com golfinhos em cativeiro e conseguiram. A Trip Advisor e a Virgin Holidays também pararam de comercializar essas atrações cruéis em 2019.

Juntos, podemos diminuir a demanda turística por experiências que exploram a vida silvestres, além de garantir que mais empresas se comprometam publicamente a se tornarem amigas dos animais selvagens.

Veja como ser um turista amigo dos animais

 

Bicho-preguiça

Faça sua parte

Peça às empresas CVC e Decolar que PAREM de vender ingressos para atrações que exploram animais selvagens.

Assine a petição

Perguntas frequentes

Definição de viagem responsável

Uma viagem responsável tem como base o uso de transporte sustentável, apoiar os meios de subsistência e as comunidades locais, conservar o meio ambiente e proteger o bem-estar animal.

Por que o turismo responsável é importante?

O turismo responsável tem o poder de minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos causados pelo turismo global.

Ser um turista responsável significa poder apoiar as comunidades locais e a conservação, ao mesmo tempo em que protege a vida dos animais silvestres.

O ecoturismo pode ajudar a salvar os oceanos?

O ecoturismo em destinos como os credenciados como Sítios Patrimônio das Baleias (Whale Heritage Sites) ajuda a aumentar a conscientização sobre a importância de proteger o oceano e habitats que estão em risco.

Além disso, esse turismo ajuda a desenvolver ligações com centros de investigação e a construir o apoio necessário para conservar os cetáceos para as gerações futuras.

Como o turimo responsável pode beneficiar as comunidades?

O turismo responsável ajuda a gerar benefícios econômicos para a população local. Além disso, o turismo sustentável ajuda a contribuir positivamente para a conservação de patrimônios naturais e culturais.

O turismo responsável também pode capacitar as comunidades locais a cuidar da vida selvagem por meio de parcerias de gerenciamento cooperativo.